Cenário Político: semana deve iniciar com novas restrições

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Aluisio Moreira

Coluna da segunda

Com o avanço da Covid-19 acompanhada da influenza, o governador Paulo Câmara (PSB) deve determinar, nesta segunda-feira (10), novas restrições que irão atingir os eventos privados marcados para acontecer nas próximas semanas, incluindo o Carnaval. Ainda sem anunciar uma posição oficial, a tendência é de que as festas de rua sejam canceladas, assim como os municípios têm feito. O Governo de Pernambuco vem sendo cobrado por uma posição mais enérgica em relação às festividades, já que elas causam aglomeração. Com a Ômicron já em circulação por algumas regiões do estado, a atenção deve ser redobrada, tendo em vista que o período é um atrativo para a transmissão. Último setor a retornar durante a pandemia, a tensão entre os produtores de eventos é grande, considerando que o ramo foi um dos mais atingidos – talvez o mais prejudicado – nos últimos anos.

Alvo de críticas
Apesar das críticas, as medidas aplicadas pelo governador Paulo Câmara (PSB) durante o pior momento da pandemia surtiram efeito. Auxílios e benefícios também foram anunciados para socorrer alguns setores, mesmo assim o gestor foi bastante rechaçado.

Irritação
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) se irritou com um seguidor que desdenhou de um carro-pipa entregue por ele, neste fim de semana, a uma comunidade do 4º Distrito de Caruaru. “Engraçado como tem gente que reclama de tudo! Se não faz, não presta. Se faz, também não presta”, escreveu o parlamentar, que ainda fez questão de responder ao hater que as pessoas, até então, carregavam água em carroça de burro.

Depósito
Parece que finalmente a súplica dos professores em busca do rateio do Fundeb, em Caruaru, hoje (10), chega ao fim. Este é só um dos pleitos dos profissionais da educação que estão, desde o início de dezembro, em pé de guerra com o município em busca de melhorias para a categoria. O pagamento tinha sido prometido para 30 de dezembro, mas teve que ser transferido para hoje, devido a uma lei federal. O valor total é de R$ 46,9 milhões.

Homenagem
O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), recebeu uma homenagem inusitada de um eleitor, no mínimo corajoso. O rapaz fez uma tatuagem com o nome do gestor. A imagem foi publicada no perfil do tatuador e compartilhada nas redes sociais de Duguinha, que, apesar de tudo, agradeceu o “presente”.

Organização
Cumprindo o isolamento após ser diagnosticado com a Covid-19, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem aproveitado a quarentena para dar uma geral no apartamento. O registro foi publicado nas redes sociais do socialista e feito pela sua companheira, a deputada Tabata Amaral (PSB), que também testou positivo e cumpre o período junto com João.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO