Cenário Político: professores na bronca com Raquel Lyra

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da quarta

Inicialmente marcado para ser pago no dia 30 de dezembro, o rateio do Fundeb em Caruaru foi repassado para os professores apenas na última segunda-feira (10). Em nota, a gestão alegou na época que a mudança era necessária devido a uma lei federal. Ao todo, quase R$ 47 milhões foi distribuído entre os profissionais da educação. De acordo com alguns grupos de professores, as demais categorias deveriam ter sido incluídas no rateio com os recursos repassados ao município a partir do dia 28 de dezembro de 2021, o que não aconteceu. Os educadores prometem levar o caso à Justiça, na tentativa de serem compensados. Pelo visto, a celeuma entre a prefeita Raquel Lyra (PSDB) e a classe ainda deve se arrastar por um bom tempo, o que não é nada bom para quem deseja se projetar para uma disputa estadual.

Fim da quarentena
Depois de ficar isolado por alguns dias, depois de ter testado positivo para a Covid-19, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nas redes sociais que o último exame deu negativo. Com isso, ele já está liberado para voltar com segurança às atividades.

Resultado
Após seis anos sem respostas, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através da Força Tarefa criada em 2019 chegou ao assassino da menina Beatriz. Os detalhes serão repassados em uma coletiva, que será realizada hoje, às 9h.

Antecipação
Apesar de o decreto estabelecido pelo Governo do Estado durar até o dia 31 deste mês, o Olinda Beer, maior prévia de Pernambuco, que estava marcado para acontecer no dia 20 de fevereiro, foi cancelado. Alguns produtores com eventos marcados seguem apreensivos sobre o que virá.

Transparência
A vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Nêga (PSD), além de duas assessoras da Casa Dr. José Vieira de Araújo, têm sido alvos de críticas por parte da população. Todas elas usaram diárias da Câmara Municipal para participar de um evento partidário no Recife, o que pode caracterizar improbidade administrativa e crime eleitoral, caso seja comprovado o dolo.

Climatização
Mais de 500 ar-condicionados serão instalados em escolas da rede municipal de ensino, em Santa Cruz do Capibaribe. O anúncio foi feito ontem (10), pelo prefeito Fábio Aragão (PP). Os equipamentos vão proporcionar mais qualidade para alunos e profissionais de educação dessas unidades.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO