Cenário Político: Anderson monta chapa competitiva para federal

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da segunda

Presidente do Partido Liberal em Pernambuco, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, vem investindo forte na montagem de uma chapa competitiva para a Câmara Federal, local por onde ele mesmo já passou quando iniciou na politica. Atualmente, a sigla conta apenas com a presença do deputado Fernando Rodolfo, em Brasília, mas com as novas adesões que estão por vir, o PL tem tudo para fazer uma das maiores bancadas do estado em outubro. A entrada do presidente Jair Bolsonaro na legenda e a possível disputa de Anderson ao Governo do Estado são dois elementos que contribuem para impulsionar essas candidaturas. Enquanto a oposição segue distante de um entendimento para um projeto majoritário, Anderson Ferreira vai articulando o grupo que será responsável por levar o seu nome para além da Região Metropolitana do Recife, área onde o gestor já tem um trabalho consolidado.

Convocação
Apesar de ter o nome colocado para disputar o Palácio do Campo das Princesas, o prefeito Anderson Ferreira (PL) tem afirmado que precisa ser convocado para a missão. Em um gesto de unidade, o gestor também garantiu que o fato de Bolsonaro apoiar Gilson Machado no estado não o incomoda.

Agenda tucana
Um interlocutor do Movimento Levanta Pernambuco fez questão de ressaltar que a ausência de Anderson Ferreira (PL) no encontro que será comandado por Raquel Lyra (PSDB) hoje (17), em Gravatá, se dá pelo motivo de ser uma agenda interna do partido e que a princípio não existe nenhum distanciamento entre os dois.

Liminar
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a reabertura de uma pousada, localizada em Fernando de Noronha, que foi interditada em dezembro, porque os proprietários se negam a tomar a vacina contra Covid-19. Uma liminar do TJPE autorizou o retorno às atividades, que aconteceu neste fim de semana. “Liberdade é inegociável”, escreveu o ministro na legenda de um vídeo dos proprietários agradecendo ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Construção
Após a conversa com o presidente estadual do PT, Doriel Barros, e o senador petista Humberto Costa (PT), o governador Paulo Câmara (PSB) retoma, nesta segunda-feira (17), o diálogo com representantes das siglas que integram a Frente Popular. A expectativa para o anúncio do nome que vai representar esse conjunto de partidos é enorme.

Mobilidade
A Prefeitura de Serra Talhada está na fase final da implantação da Ciclofaixa da Avenida Afonso Magalhães. Esta será a primeira via para ciclistas na Capital do Xaxado. A obra, que está orçada em R$ 1 milhão conquistado pela prefeita Márcia Conrado (PT) através de emenda do deputado federal Fernando Monteiro (PP), vai contribuir com a mobilidade e a saúde da população.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO