Cenário Político: Miguel Coelho avança com projeto eleitoral

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna da segunda

Coordenado pela prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), apresentou ontem (13), as principais propostas do seu Plano de Governo. Mais jovem entre os nomes que irão disputar o Palácio do Campo das Princesas, o ex-prefeito de Petrolina ousou no programa.

Crítico ferrenho da Compesa, Miguel defendeu a privatização da companhia. De acordo com o ex-gestor, a nova empresa ficará responsável pelos serviços de distribuição de água e saneamento. Já a preservação dos mananciais, a captação e o tratamento da água serão mantidos com o Estado.

Outro compromisso do pré-candidato do União Brasil foi a criação de 44 mil novas vagas em creches em parceria com as prefeituras, visando reduzir o déficit atual em 30%. Essa dificuldade é uma realidade de diversos municípios, onde muitas vezes as mães ficam inviabilizadas de trabalhar pelo fato de não terem onde deixar os filhos.

Miguel Coelho também estabeleceu como meta a redução em 30% do ICMS que incide sobre a tarifa de luz. O objetivo é baratear o custo de energia elétrica para famílias e setores produtivos. A proposta visa beneficiar 2,6 milhões pernambucanos que atualmente pagam uma das contas mais caras do país.

Entre outros pontos defendidos, está a paridade de gênero num eventual governo. 50% do secretariado para mulheres e homens. Inclusive, já decidiu que sua vice será uma mulher e o nome mais cotado é o da deputada estadual Alessandra Vieira (UB). A expectativa é de que o martelo seja batido até o final de junho.

Fazer negócios
Reduzir os impostos e simplificar os tributos vai aliviar o bolso das famílias pernambucanas e estimular o empreendedorismo. É a leitura que o deputado Romero Albuquerque faz de uma das propostas do Plano de Governo que Miguel Coelho apresentou ontem (13). A alta carga tributária em Pernambuco é um dos pontos que Romero vem batendo insistentemente no discurso contra a gestão de Paulo Câmara. O deputado prevê que as medidas anunciadas pelo pré-candidato do União Brasil farão de Pernambuco o melhor lugar no Nordeste para se fazer negócios.

Recado
Primeiro a levantar a bandeira de Miguel Coelho (UB) em Caruaru, Raffiê Dellon (UB) não foi recepcionar o pré-candidato ao Governo do Estado na Capital do Forró, no último sábado (11). A ausência reafirma que os dois seguem sem falar a mesma língua.

Fechado com Rodrigo
Apesar das movimentações intensas em Caruaru, o deputado Wanderson Florêncio (SD) garantiu à coluna que não tem pretensões de disputar a Palácio Jaime Nejaim em 2024. O parlamentar ainda garantiu que irá trabalhar pela reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Lançamento
O PTB-PE apresenta nesta terça (14), a pré-candidatura do pastor Wellington Carneiro ao Governo do Estado. A vice será a advogada trabalhista Carol Tosaka, que atua em Petrolina. A dupla tem se apresentado como “o palanque mais conservador de Pernambuco”.

Trocando experiência
O secretário estadual Alberes Lopes participa, em Curitiba, do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho. Ainda ontem (13), o gestor visitou a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, onde foi recepcionado pela equipe técnica da pasta.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO