Cenário Político: Danilo avança no Sertão

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da quinta

Acompanhando os novos anúncios e inaugurações do Plano Retomada, o pré-candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB), percorreu cidades do Sertão nos últimos dias e aproveitou para dialogar com aliados. No roteiro: Salgueiro, Parnamirim, Terra Nova, Lagoa Grande e Petrolina.

De acordo com o TRE-PE, o Sertão do São Francisco possui apenas 456.093 eleitores. Entretanto, tem uma representação especial por ser a região onde Miguel Coelho (UB) larga com vantagem devido às ações realizadas pelo seu grupo político nos últimos anos.

Miguel é um dos pré-candidatos mais críticos ao governo estadual e a presença de Danilo Cabral em agendas positivas para a Frente Popular contribuem para diminuir o poder do ex-prefeito de Petrolina. Um outro fator é a influência do ex-presidente Lula no Sertão, pelos feitos enquanto esteve à frente da presidência.

Danilo segue patinando nas pesquisas e ainda não conseguiu atingir dois dígitos, mas conta com o empenho de políticos experientes ao seu lado, como o deputado Gonzaga Patriota (PSB), que acredita numa reviravolta e projeta o socialista na dianteira antes do fim do 1º turno.

Ampliação
Durante agenda em Petrolina, o governador Paulo Câmara (PSB) autorizou o início das obras do novo Compaz. O equipamento que tem como objetivo difundir a cultura de paz e segurança cidadã, receberá um investimento total de R$ 11,8 milhões.

Conquista
O deputado Milton Coelho (PSB) celebrou bastante a dobradinha no Recife com o vice-prefeito de Paulista e pré-candidato a deputado estadual Dido Vieira (Republicanos). Aos poucos, o socialista tem consolidado o projeto de reeleição à Câmara Federal.

Linha de frente
Vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT) coordenará a campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT) em Pernambuco. Além disso, a pedetista também disputará um mandato de federal, cargo que já disputou em 2014 obtendo 33.016 votos.

Alberes reeleito
Presidente reeleito do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Alberes Lopes espera todas as candidaturas presidenciais se consolidarem para entregar uma carta aos presidenciáveis com as demandas da área do trabalho no Brasil, especialmente sobre a maioria das Agências do Trabalho, que está sem receber recursos do Governo Federal desde 2016. Ele lembrou que, de Pernambuco, saiu a Carta do Recife, assinada pelos secretários do Trabalho e encaminhada ao Ministério do Trabalho e ao presidente da República, Jair Bolsonaro. O secretário acredita que o Ministério do Trabalho “na prática não existe”.

Sem barulho
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB) anunciou nesta quarta-feira (15), que as festividades de São João que iniciam amanhã (17) contarão com fogos de artifícios silenciosos, evitando causar incômodo para pessoas hospitalizadas, idosos, crianças e animais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO