Ao que tudo indica, o deputado estadual Tony Gel (MDB) ainda não decidiu se vai tentar chegar ao Palácio Jaime Nejaim pela 3ª vez ou se ficará de fora da corrida eleitoral do ano que vem. Em 2016, Tony chegou ao 2º turno em uma disputa contra a prefeita Raquel Lyra (PSDB), mas saiu derrotado por uma diferença de 11.124 votos.
Nas eleições para deputado estadual em 2018, Tony obteve 30.456 votos apenas em Caruaru e é dono de um capital político que de maneira alguma pode ser desperdiçado. As especulações em torno de uma aliança com o também deputado Zé Queiroz (PDT) estão sempre presentes nas discussões políticas, mas os mais próximos garantem que pelo menos no 1º turno cada um deles defenderá um projeto diferente.
O deputado estadual sempre se mostrou um aliado fiel do governador Paulo Câmara (PSB), desde a primeira eleição do socialista, quando ele ainda era desconhecido da população. Entretanto, parece que o tratamento por parte de Paulo não tem sido o mesmo. Nos bastidores, se comenta que Tony anda chateado por não ter sido prestigiado com indicações para ocupar espaços no Governo do Estado. Outro fato que pode mudar todo o cenário é a reaproximação entre Jarbas Vasconcelos e Raul Henry com Fernando Bezerra Coelho, podendo ter desdobramentos nos municípios, inclusive em Caruaru, já que todos são do mesmo partido, o MDB.
Se Gel decidir não ser candidato, existe a possibilidade de Miriam Lacerda (MDB) ou do seu filho Tonynho Rodrigues (SDD) disputarem uma das vagas na majoritária. Miriam foi candidata em 2012, mas perdeu a disputa para Zé Queiroz. Já Tonynho ensaiou sua candidatura a deputado federal nas eleições passadas, mas a pedido do seu pai, retirou aos 45‘ do segundo tempo para apoiar o deputado federal Raul Henry. Na Câmara Municipal de Caruaru, o grupo conta apenas com o apoio de um vereador, Galego de Lajes (PSD), que deve deixar o atual partido e ingressar em alguma sigla da base de Tony.
MAIS CARO
A partir de hoje, quem for comprar gás de cozinha sentirá a diferença no bolso. O botijão de 13 quilos sofreu um aumento de 3,04% nas distribuidoras. Durante a semana passada, o diesel também sofreu aumento de 2,56% nas refinarias, sendo repassado para o consumidor final desde ontem (04).
PEGOS DE SURPRESA
Os reitores da UFPE, UFRPE e Univasf receberam na última semana uma amarga notícia de que essas instituições iriam sofrer um corte de 83,8 milhões no orçamento deste ano, que é equivalente a 30% do valor que era repassado anteriormente. Setores dessas Universidades já cogitam paralisação nos trabalhos.
FAZENDO PREVISÕES
De passagem por Caruaru para cumprir agendas políticas, o deputado estadual João Paulo Lima (PCdoB) disse, entrevista na CBN, que a chapa Tony Queiroz seria “imbatível” em Caruaru, dando a entender que o seu partido marchará com algum desses dois grupos nas próximas eleições.
DISCRETAMENTE
De maneira fria, a Prefeitura de Caruaru enviou uma nota à imprensa agradecendo os serviços prestados por Ruben Pecchio, na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. O motivo da exoneração não foi divulgado.
SEGUINDO NA CONTRAMÃO
Enquanto o vereador Daniel Finizola (PT) organizava um encontro com filiados e militantes do partido, que contou com a presença do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Glaucus Lima, e da deputada estadual Teresa Leitão (PT), o ex-presidente do partido no município, Adilson Lira, ignorou a atividade e marcou outra no mesmo horário. Resultado: conseguiu reunir meia dúzia de gatos pingados.
DESCENTRALIZANDO A FESTA
A prefeita Raquel Lyra (PSDB) decidiu fortalecer outros espaços do São João de Caruaru com atrações de peso. Hoje, às 20h, será lançada a programação do Polo Alto do Moura, que já tem Santanna como um dos artistas já confirmados.