Cenário Político: Via Parque deverá ser grande aposta de Raquel

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de outubro de 2019 às 00h48min
Foto: Jorge Farias

Apresentando dificuldades em cumprir a promessa de criar as oito mil novas vagas de creche até o fim da gestão, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) deve apostar na Via Parque como marca do seu governo. Apesar da primeira etapa ainda não ter sido concluída, outras fases da obra já estão em execução.

Cortando a cidade de leste a oeste, o projeto prevê uma requalificação ao longo da via férrea que inclui ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas e praças de convivência. O dinheiro investido é proveniente do Finisa, que é o empréstimo junto à Caixa Econômica que vem sendo questionado pela oposição durante as sessões na Câmara Municipal.

Apesar de toda publicidade voltada para a área da educação, a pasta tem enfrentado diversos problemas desde o início da gestão e já contabiliza a passagem de um terceiro secretário. Esse deverá ser um dos principais pontos questionados pela oposição.

JÁ ESQUENTOU
Na Câmara de Caruaru os embates entre o líder da oposição Daniel Finizola (PT) e o líder da situação Bruno Lambreta (PDT) têm sido uma prévia do acirramento que deve acontecer nas eleições do próximo ano. A cada duro questionamento, uma boa resposta.

IMPORTANTE REGISTRO
O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) fez questão de marcar a passagem do aniversário do ex-ministro Fernando Lyra, na Câmara Federal. Se estivesse vivo, o tio da prefeita Raquel Lyra (PSDB) estaria completando 81 anos. Fernando era admirado por todos que tiveram oportunidade de conviver com ele.

BOAS NOVAS
O governador Paulo Câmara (PSB) escolheu Caruaru para lançar uma linha de crédito popular. Com juros de 1,49% ao mês, o empréstimo vai beneficiar cerca de 40 mil pequenos empresários e a expectativa é de movimentar aproximadamente R$ 120 milhões. O encontro acontece hoje, às 9h, no EREM Vicente Monteiro.

RECADO DADO
Vítima de ataques por parte de um colega de partido, a deputada federal Marília Arraes (PT) recebeu a solidariedade de diversos parlamentares, incluindo a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffman. Apesar do mal exemplo, a atitude serviu para fortalecer Marília, que tem ganhado cada vez mais espaço e prestígio junto à bancada nacional do Partido dos Trabalhadores.

TRAGÉDIA ANUNCIADA
O PSL passa por sua maior dificuldade. Eleito pela sigla, Bolsonaro fez questão de expressar publicamente a sua insatisfação com o presidente do partido Luciano Bivar. Desde o início do governo já era possível enxergar o que poderia acontecer.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO