Cenário Político: Agenda pré-carnavalesca de Tony anima aliados

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de fevereiro de 2020 às 00h00min
Foto: Rafael Aroeira

O período momesco é um dos preferidos para os pré-candidatos surgirem em público, e quem resolveu dar as caras foi o deputado Tony Gel (MDB). Acompanhado do seu soldado na Câmara Municipal, Galego de Lajes (PSD), e do seu filho, o empresário Tonynho Rodrigues (SD), ele percorreu os principais polos das prévias carnavalescas de Caruaru, no último sábado (15). Já no domingo (16), quem também se somou ao grupo nas agendas foi a ex-deputada Miriam Lacerda. Tony aproveitou os espaços por onde passou para testar sua popularidade junto aos foliões.

Segundo pesquisas, Tony é o que mais se aproxima de um possível segundo turno com a atual prefeita Raquel Lyra (PSDB). O parlamentar conta com o apoio irrestrito do comando nacional e estadual do seu partido, e deve intensificar seu ritmo de agendas no município após o Carnaval. O emedebista tem se mantido em reserva quanto as eleições, mas sua presença animou seus aliados.

Tony Gel é dono de um capital eleitoral que não pode ser desperdiçado. Foi o campeão de votos no município em 2018, quando disputou sua reeleição para deputado estadual. Apesar das especulações, ele já afirmou em entrevista que se o seu grupo tiver candidato, o nome é o dele. O parlamentar aguarda um desfecho sobre a manutenção da aliança entre o MDB e o PSB na capital pernambucana, para só então colocar literalmente o seu bloco na rua.

União – Muitos dizem que uma aliança inédita entre os grupos de Tony e Zé seria imbatível, porém, isso só deve acontecer no segundo turno, caso um dos dois consiga chegar lá. Ambos são da base do governador Paulo Câmara (PSB) e disputam o apoio do socialista.

Postulante – Há quem aposte que o ex-deputado Silvio Costa esteja pleiteando a vice de João Campos (PSB), nas eleições do Recife. Nos últimos dias, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) tem se aproximado e realizado gestos junto ao herdeiro de Eduardo, o que realmente pode demonstrar que uma possível aliança não estaria muito longe

Cabo eleitoral – o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) tem usado seus fins de semana para percorrer, junto com Patrícia Domingos, os diversos blocos pré-carnavalescos que tomam conta da capital pernambucana. Ele tem atuado como um verdadeiro cabo eleitoral da prefeiturável.

Frevo no pé – A deputada federal Tabata Amaral (PDT) esteve presente do 56º Baile Municipal do Recife, ao lado do seu namorado, o também deputado João Campos (PSB). Ela estava vestida a caráter e até arriscou uns passos de frevo. A ponte aérea entre São Paulo e Recife está cada vez mais comum na vida da parlamentar.

Resposta – Na última semana diversos movimentos e ativistas LGBT’s de Caruaru realizaram um grande protesto nas mídias sociais da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Eles reivindicaram um apoio na estrutura para a realização de um show, que aconteceu bem ao lado da sede do governo municipal, mas não houve nenhuma sinalização por parte da gestão. Em resposta, mais de duas mil pessoas se mobilizaram e fizeram uma bonita festa no local.

Ato político – O MST realizou durante todo fim de semana o seu encontro estadual no Assentamento Normandia, em Caruaru. Na ocasião, o movimento comemorou seus 30 anos de história em um ato que reuniu diversos políticos e aliados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO