Silvio Costa deixa caminho livre para Anderson Ferreira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
1 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Coluna do sábado

Ausente do debate político após derrota nas últimas eleições, o ex-deputado Silvio Costa (Republicanos) ressurgiu das cinzas como pré-candidato a prefeito de Jaboatão. Em tese, o nome dele era o mais forte para enfrentar o prefeito Anderson Ferreira (PL) nas urnas, mas na prática, a sua pré-candidatura acabou sendo um verdadeiro fiasco. 

O republicano esperava por um aceno do governador Paulo Câmara (PSB) para fortalecer o seu nome na segunda maior cidade do estado, mas acabou ficando de fora da estratégia do Palácio do Campo das Princesas, que tem se ocupado bastante em descascar os abacaxis que podem atrapalhar a candidatura de João Campos (PSB) no Recife, que é a prioridade.

Silvio tentou a todo momento criar um fato político para tentar polarizar com o atual prefeito de Jaboatão, mas acabou exagerando na dose. Ao anunciar a desistência ontem (31), o ex-parlamentar apontou que a saída se deu por conta das dificuldades em unir a oposição em torno de um só nome, nesse caso, o dele. 

Do outro lado do balcão, Anderson Ferreira segue reforçando seu palanque e recebendo importantes apoios, como o PSL de Luciano Bivar e o PTB de Armando Monteiro Neto. Agora, com Silvio Costa fora da disputa e nenhum outro candidato com expressão política para tentar barrar o projeto liberal em Jaboatão, Anderson caminha livre para faturar a reeleição ainda no 1º turno.

Diálogo – Apesar de abrir mão da ideia de disputar a Prefeitura de Jaboatão este ano, Silvio Costa (Republicanos) deixou claro que não vai se afastar por completo do processo eleitoral. Ele disse que continuará dialogando com os pré-candidatos que desejam construir uma cidade mais “inclusiva e justa”.

O troco – Rifada pelos diretórios municipal e estadual do PT, a deputada federal Marília Arraes recebeu ontem (31), o aval do comando nacional do partido para disputar a Prefeitura do Recife. O presidente municipal do PT, Cirilo Mota, disse que respeita a decisão e que vai procurar a petista para conversar.

Sem resposta – No início desta semana, Marília convidou Humberto para ser o coordenador político da sua campanha. Mas de acordo com o que o Blog Cenário apurou, não houve nenhuma confirmação até o momento. Com a decisão do diretório nacional, os ponteiros deverão ser acertados pelos próximos dias na capital pernambucana.

Unidos – A Feira da Sulanca conseguiu unir a prefeita Raquel Lyra (PSDB) e os deputados Delegado Lessa (PP), José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB). Todos defendem o retorno das atividades no espaço, mas claro, com as devidas medidas de segurança. A expectativa é que isso aconteça no dia 10 de agosto, segundo eles.

Sustentabilidade – A Prefeitura de Caruaru inaugurou um galpão de triagem para contribuir no trabalho das cooperativas de catadores. O equipamento, além de contribuir com a geração de emprego e renda, também ajudará o meio ambiente. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, atualmente, o município produz em torno de 360 toneladas de resíduos sólidos por dia.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO