O desafio do PT na atual conjuntura
É inegável a influência do ex-presidente Lula no cenário político, principalmente no Nordeste. As eleições municipais deste ano serão o primeiro teste do partido nas urnas, após a liberdade do petista. Também será uma oportunidade para observar o efeito do crescimento de Bolsonaro em setores onde o Partido dos Trabalhadores tem um maior histórico de votos.
O ano de 2016 foi um dos piores momentos do partido, quando o desgaste gerado pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) fez com que diversos filiados fossem buscar um novo espaço para disputar as eleições, mas o partido quer novamente conquistar o seu protagonismo e uma das estratégias será disputando no maior número de cidades, principalmente as que têm programa eleitoral.
Já em Caruaru, cidade de mais de 220 mil eleitores, o PT vai disputar em faixa própria após 16 anos. Apesar da sigla sempre ter obtido votações expressivas no município em eleições presidenciais, um dos desafios será resgatar esse eleitor na atual conjuntura, diante de uma enxurrada de críticas por parte dos adversários.
Acreditando no potencial de Lula, dirigentes do partido no município devem investir fortemente na imagem do ex-presidente e recordar os investimentos aplicados em Caruaru. A candidatura própria também pode contribuir para fortalecer a chapa proporcional, que conta com um número bem superior do que a eleição passada.
Fato novo – A PF afirmou que não existem provas em trecho do acordo de delação em que o ex-ministro Antônio Palocci acusa o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, de supostamente administrar um caixa de propinas para o ex-presidente Lula. A delação de Palocci foi divulgada seis dias antes das eleições de 2018.
Prisão – A líder do PCdoB na Câmara Federal, Perpétua Almeida, apresentou um pedido de revogação da prisão domiciliar concedida a Sara Giromini. O pedido foi apresentado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ativista foi duramente criticada por ter divulgado dados da menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio.
Posicionamento – O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) surpreendeu ao comentar, em entrevista, o crime de estupro da menina de 10 anos, que precisou passar por um processo abortivo. “Aborto é mais que necessário, é recomendado”, disse. O caso chocou o país no fim de semana. Para fazer o procedimento, a menina foi transferida do Espírito Santo para Pernambuco.
Reconhecimento – A jornalista Graça Araújo foi declarada Patrona do Jornalismo Pernambucano. A Alepe aprovou a proposta do deputado estadual, Clodoaldo Magalhães (PSB), no dia 31 de julho, e, na última terça-feira (11), a lei foi promulgada, tornando o título oficial.
Retorno – Nesta segunda-feira (17), a equipe de fiscalização da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) percorreu os principais pontos de mototáxi do município, com o objetivo de fiscalizar e orientar condutores e passageiros durante a retomada das atividades. Atualmente Caruaru tem cerca de 1.400 mototaxistas com cadastro regular, divididos em 99 pontos regulamentados espalhados pela cidade.