Cenário Político: doses de esperança

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta-feira

Após meses de muita angústia, as primeiras doses de vacina começaram a ser aplicadas desde o último domingo (17), logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovar o uso emergencial. Em Caruaru, a CoronaVac não chegou ao município na quantidade desejada, mas a alegria dos que acompanhavam atentamente a Técnica de Enfermagem Manuella Auxiliadora Liberato ser a primeira vacinada foi de encher o coração de esperança.

Esse pode ser considerado o começo do fim da pandemia, mas não significa que as pessoas devem descartar de imediato as máscaras e o uso do álcool em gel. Emocionada, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) considerou que “começa a virada do jogo”. Neste primeiro momento, equipes da Secretaria de Saúde de Caruaru levarão as doses de vacina até as unidades, para imunizar os profissionais do município que estão na linha de frente.

Apesar de há algumas semanas ter dialogado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sobre uma reserva de doses produzidas no Butantan, Raquel garantiu que o município não vai realizar essa compra. A estratégia adotada será a de receber as vacinas que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde, e gradativamente ir alcançando outras pessoas. Enquanto isso não acontece, os caruaruenses seguem na expectativa para a chegada de novos imunizantes.

Balanço – No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Caruaru, a Secretaria de Saúde conseguiu imunizar 126 profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. A previsão é que em sete dias todos os públicos incluídos nesta primeira fase de imunização sejam vacinados. 

Ilha – Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados nesta terça-feira (19), contra a Covid-19. O Governo do Estado enviou à ilha 380 doses da CoronaVac, que contemplarão 190 pessoas. A reabertura do arquipélago ao turismo aconteceu em setembro, após cinco meses de fechamento.

Furão  – Um fato inusitado aconteceu em Jupi, no Agreste de Pernambuco. Um fotógrafo do município está entre os primeiros vacinados. Acontece que ele não se encaixa no grupo prioritário para receber as doses do primeiro lote. As imagens logo ganharam repercussão. Ele e a secretária municipal de Saúde, que também aparece nas imagens acabaram sendo afastados.

Igualdade – Com a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 em Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros (PT) destacou a importância de a população do campo ter a mesma condição de acesso à vacinação que a população da cidade. “É  necessário um olhar cuidadoso para esse público que, normalmente, tem dificuldade de acessar as políticas públicas, especialmente devido aos desafios relacionados à mobilidade”, disse o parlamentar.

Contrário – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) se posicionou contra a realização da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados de forma presencial. Para o parlamentar, a opção é uma incongruência com o momento vivido pelo Brasil. O deputado acredita ainda que o momento pedia um formato híbrido, sobretudo para resguardar os parlamentares que estão no grupo de risco.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO