Cenário Político: Pernambuco no topo da Câmara Federal

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Najara Araújo

Coluna da sexta-feira

Após os acordos e votações que definiram os espaços dos partidos na Mesa Diretora, Comissões e lideranças na Câmara Federal, Pernambuco saiu com um saldo positivo em representação. Alguns dos parlamentares ainda estão no primeiro mandato, mas já mostram habilidade e desenvoltura na atividade, o que acabou credenciando os nomes para os cargos. 

Após assumir a liderança do PSC, o deputado André Ferreira foi escalado para ocupar a vice-liderança do Governo, mostrando prestígio junto ao Planalto. Já o comando da Mesa na Casa Baixa conta com as presenças de três pernambucanos: André de Paula (PSD) na segunda vice-presidência, Luciano Bivar (PSL) ficou com a primeira-secretaria e Marília Arraes (PT) emplacou a segunda.

Já em relação às Comissões, que são onde os projetos tramitam, estarão o deputado Felipe Carreras (PSB) na presidência de Esporte e Carlos Veras (PT) no comando da Comissão de Direitos Humanos. Já Silvio Costa Filho (Republicanos) vai integrar Constituição e Justiça, que por ter a função de analisar todas as proposições antes de irem a votação em Plenário, é o mais importante dos Colegiados. 

Na última quarta (10), Wolney Queiroz foi reconduzido à liderança do PDT, onde já vinha exercendo a função desde fevereiro de 2020. Enquanto Danilo Cabral se tornou o novo líder do PSB na Câmara Federal, após um racha interno causado pela disputa da função. Outro representante do estado na Câmara Federal foi escalado para liderar sua bancada, Renildo Calheiros (PCdoB) está cumprindo a tarefa no partido comunista. 

Por fim, Sebastião Oliveira, recém filiado ao Avante, se tornou líder de um grupo composto por oito deputados. Para completar o time, Fernando Monteiro foi oficializado vice-líder do PP, partido do presidente da Câmara. A extensa lista reafirma a importância de Pernambuco no contexto nacional, onde sempre foi um celeiro de grandes políticos que fizeram história em Brasília.

Passando recibo – Um dia após o ex-presidente Lula provocar o presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele não sabe que a terra é redonda, o chefe do Executivo surgiu com um globo terrestre na sua tradicional live. O efeito do discurso do petista foi imediato. 

Vacina – O Ministério da Saúde autorizou, no final da tarde desta quinta-feira (11), a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V no segundo trimestre deste ano. A autorização gerou mais um entrave entre o Governo Federal e os gestores do Nordeste, porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), marcou para hoje (12) a assinatura de um contrato com russos para adquirir vacinas para os estados da região. 

Medida – Todos os municípios do Ceará entram em isolamento social rígido, a partir da meia-noite deste sábado (13), até o dia 21 de março. A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Fortaleza já vinha enfrentando uma fase mais dura desde o dia 05 de março.

Apelo – Em uma fala dura, mas com um tom emocionado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, implorou para que as pessoas reforcem as medidas de segurança contra Covid-19. Mesmo com os esforços do Estado, os casos têm aumentado juntamente com as ocupações nos leitos de UTI.

Transparência – Foi aprovado na tarde de ontem (11), um projeto que torna obrigatória, por parte dos funcionários das Unidades de Saúde de Caruaru, a exibição do rótulo da vacina contra Covid-19 e a embalagem da seringa ao paciente e/ou acompanhante antes da aplicação. A autoria é do vereador Fagner Fernandes (PDT).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO