Coluna da terça-feira
Privilegiada por sua localização, Caruaru foi se desenvolvendo ao passar dos anos e se transformou na Capital do Agreste. Cidade pujante, é atualmente uma das maiores potências econômicas do Nordeste, não só pela famosa feira conhecida e cantada por todo o mundo, mas também pelo que produz, se tornando uma das 100 melhores cidades para se investir.
Não se contentando com os créditos já recebidos, seu São João conquistou também o título de “maior e melhor” do mundo. A festa atrai milhares de turistas todos os anos, movimentando cerca de R$ 200 milhões no período junino, além de fortalecer a cultura local. Mas não para por aí! A cidade se tornou também um polo universitário responsável por projetar profissionais para diversas áreas de atuação.
Apesar das suas inúmeras qualidades, o município também enfrenta problemas como qualquer cidade de médio e grande porte, a exemplo da desigualdade social, que cresceu devido à pandemia do novo coronavírus. Entre tantos desafios, pelo segundo ano a aniversariante do dia não vai ter música, festa e bolo. Apesar disso, continua sendo gigante.
Caruaru, cidade mãe, acolhedora. Com mais de 360 mil habitantes e uma população flutuante a perder de vista, ainda empresta os trabalhos nela gerados para tantos moradores dos municípios que a orbitam. Um verdadeiro sol no interior de Pernambuco. A majestade, hoje (18), completa 164 anos. Mesmo com a idade, nunca deixará de ser a Princesinha do Agreste.
Vergonha – Considerado a quarta força do futebol de Pernambuco até poucos dias, o Central foi rebaixado ontem (17) para a série A2 do Campeonato Pernambuco, após uma campanha digna de vexame. Mas o maior problema do clube centenário não está dentro das quatro linhas e sim nos seus mais recentes e atuais dirigentes, que fizeram questão de deixar o profissionalismo de lado.
Duvidoso – Quem não gostou nada das novas medidas que começam hoje (18), no Agreste, foi o Bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy. Em nota, o líder religioso escreveu: “apesar do duvidoso decreto de essencialidade das atividades religiosas, devemos cumprir as imposições do governo”, em referência à lei sancionada semana passada, que regulamentou as igrejas como essenciais dm Pernambuco.
Posicionamento – Outro que também não ficou nem um pouco satisfeito com o decreto foi o deputado estadual Erick Lessa (PP). Dois dias após o Governo do Estado anunciar as restrições, o parlamentar demonstrou sua indignação através de um vídeo publicado em uma rede social. Mais uma vez, a forma com que ele resolveu abordar a situação só serviu para convencer os seus discípulos.
Potencial – Aliado da prefeita Raquel Lyra (PSDB) desde a última eleição municipal, o ex-senador Douglas Cintra comentou a pesquisa do Instituto Opinião em que a tucana apareceu em segundo lugar. Mesmo sem se expor tanto em relação aos demais nomes, Raquel mostrou que tem potencial de crescimento, de acordo com Cintra.
Maratona – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) resolveu fazer uma série de entregas e inaugurações na semana em que Caruaru completa 164 anos. A tucana vinha recebendo críticas de que estava ausente do município. As ações servem como resposta para as cobranças.