Cenário Político: construindo o próprio caminho

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Luiz Fabiano

Coluna da quinta-feira

Historicamente a Câmara Municipal de Caruaru nunca contou com a tradição de ter muitas mulheres exercendo um mandato legislativo. Em 2021, a Casa iniciou os trabalhos com quatro, fato inédito na cidade. São elas: Perpétua Dantas (PSDB), Mery da Saúde (PSD), Kátia das Rendeiras (Republicanos) e Aline Nascimento (Cidadania).

Apesar de Aline não ter sido a mais votada entre as mulheres eleitas, ela é a que mais tem se destacado nesses primeiros meses de atuação. Filha do saudoso ex-vereador Zé Ailton, mais conhecido como Zé+Zé, ela preferiu uma forma diferente de fazer política, mas sem perder a essência de quem fez história na Capital do Agreste.

Como estreante nas urnas, Aline Nascimento já emplacou depois de eleita a vice-presidência da Câmara de uma das principais cidades do Nordeste. No último domingo (30), a parlamentar que assumiu a presidência interinamente, não só acompanhou a visita de dois ministros em três cidades, como também apresentou pleitos para o munícipio onde atua. De forma autêntica e discreta, ela vai aos poucos conquistando seu espaço e construindo seu próprio caminho.

Agenda estendida – De passagem por Brasília, a secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Cacau de Paula, fez uma visita à sede do PSD. Na ocasião, a gestora foi recebida por Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla. O deputado federal André de Paula (PSD) compartilhou os registros cheio de orgulho em uma rede social.

Ausência notada – Os deputados José e Wolney Queiroz, ambos do PDT, levaram falta na audiência pública encabeçada pelo vereador Lula Tôrres (PSDB) para debater o auxílio para artistas de Caruaru. A coluna não teve acesso à justificativa, mas por ter sido virtual, merecia um esforço de algum dos dois parlamentares caruaruenses.

Registro – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), fez questão de registrar o aniversário do seu filho, Eriberto Rafael (PP), que é vereador do Recife. O primogênito de Medeiros é um dos fortes nomes que podem disputar a Câmara Federal em 2022.

Afinidade – A deputada Alessandra Vieira (PSDB) e o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), cruzaram o estado para visitar o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB). Apesar de Alessandra e Edson terem dentro do partido uma pré-candidata ao Governo de Pernambuco, a identidade com o grupo Coelho pode ser um fator predominante para o destino da dupla no próximo ano.

Investimentos – Em Petrolina, Alessandra (PSDB) Vieira e Edson Vieira (PSDB), realizaram uma visita à Codevasf para tratar de liberar recursos destinados para as cidades de Vertentes, Altinho, São Joaquim do Monte, Joaquim Nabuco, Jataúba, Catende e Poção. A destinação é uma articulação do deputado federal Fernando Filho (DEM), aliado de primeira ordem do casal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO