Cenário Político: na vitrine bolsonarista

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Roberta Guimarães

Coluna da quinta

Cumprindo seu primeiro mandato na Alepe, a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) tem se destacado no debate de pautas conservadoras, o que tem feito uma ala da direita defender seu nome  para disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. A ideia vem ganhando cada vez mais força nos últimos dias, principalmente depois da parlamentar ter se reunido no Recife com aliados do chefe do Planalto.

O grupo se fortaleceu após a chegada de Bolsonaro ao poder, e nessa onda, os candidatos que seguem a mesma linha ideológica passaram a ganhar visibilidade, a exemplo de Clarissa, que em 2018 recebeu 50.789 votos, muitos deles vindos do seguimento evangélico, responsável por eleger o seu marido, Pastor Junior Tércio (Podemos), como o 3° vereador mais votado da capital pernambucana no ano passado.

Recentemente, a parlamentar foi convidada para disputar a reeleição pelo Podemos, mas deve permanecer onde está ou migrar para outro partido da órbita bolsonarista. Ainda é cedo, e caso a ideia de disputar o governo estadual não amadureça, Clarissa Tércio é cotada para figurar entre as mais votadas na próxima eleição, podendo ser uma potencial puxadora de votos.

Largando na frente – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), anunciou o início da vacinação contra Covid-19 para jornalistas e radialistas a partir da próxima segunda (14). O resultado é fruto da luta da categoria que tem cobrado diariamente a imunização do seeguimento, que desde o início da pandemia tem se arriscado para trazer informação de qualidade.

Boa ação – A Prefeitura do Jaboatão firmou parceria com o Hemope para incentivar a doação de sangue entre os servidores municipais. O prefeito Anderson Ferreira (PL) deu o bom exemplo e fez a sua parte doando. A ação foi motivada após ter se observado baixa de 30% no estoque do banco de sangue, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Mudança – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (09), o regime de urgência para o Projeto de Lei 2522/15, do Senado, que institui as federações de partidos políticos. Por meio de uma federação, os partidos associados agem como se fossem uma única legenda, tanto nas eleições quanto durante a legislatura.

Punição – O relator de um dos processos contra o deputado Daniel Silveira (PTB), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o deputado Fernando Rodolfo (PL) recomendou a suspensão por seis meses do exercício do mandato parlamentar e de todas as prerrogativas regimentais. O parecer foi lido nesta quarta (09).

Novo lote – Mais uma remessa com 936 mil doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil na noite desta quarta  (09). Esse é o segundo lote de um total de 2,3 milhões de doses do imunizante entregues ao Ministério da Saúde nesta semana. A distribuição dessa nova remessa aos estados e Distrito Federal será realizada pelos próximos dias, contribuindo para acelerar a vacinação dos brasileiros.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO