Cenário Político: a hora do adeus

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Agência Senado

Coluna da segunda

As diversas manifestações de pesar pela morte de Marco Maciel (DEM) só reafirmam a grandeza e o respeito que o pernambucano conquistou ao longo dos seus 80 anos, sendo quase 50 deles dedicados à vida pública. Discreto, Maciel também ganhou fama de conciliador, por sempre priorizar o diálogo como forma de entendimento. Elemento fundamental para quem pratica a política na busca de transformar a sociedade.

O “Marco de Pernambuco” exerceu cargos eletivos até o início de 2011, quando chegou ao fim o seu último mandato como senador. Além de passar pela Casa Alta três vezes, Maciel também foi governador de Pernambuco e vice-presidente da República em duas ocasiões. Em 2014, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e viveu os últimos anos ao lado da família, em Brasília, onde recebia tratamento médico.

Marco Maciel partiu para outro plano, mas deixou uma boa safra de políticos que buscam se espelhar nos seus ensinamentos, a exemplo do deputado federal André de Paula (PSD) e da deputada estadual Priscila Krause (DEM). Em tempos onde a política tem se tornado um espaço de radicalismo e do ódio, lideranças como foi Maciel costumam fazer diferença e falta.

Papelão – No último sábado (12), o deputado estadual do Ceará, André Fernandes (Republicanos), foi conduzido para a Delegacia de Porto de Galinhas, após se recusar a obedecer o decreto estadual de Pernambuco que proíbe acesso a praias em todo o estado, devido à pandemia da Covid-19. Além de ignorar, o parlamentar chegou a debochar dos guardas municipais que buscavam orientar o deputado.

Ritmo forte – Mirando uma vaga na Alepe, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), tem se reunido com diversas lideranças do Sertão no sentido de buscar apoio para o seu projeto. O petista também tem ampliado sua relação e construído um ambiente favorável para ser bem votado e, quem sabe, um puxador de votos.

Paternidade – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, tem se colocado como um dos articuladores responsáveis pelo envio das 519 mil doses de vacina contra a Covid-19 para Pernambuco. Na tentativa de apagar o brilho do trabalho do prefeito João Campos (PSB), que anunciou, na última semana, a imunização das pessoas acima de 43 anos, Machado afirmou que o feito foi após sua visita ao estado, no dia 30 de maio.

Malas prontas – Durante passagem pelo Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula cumpriu diversas agendas políticas. Um dos encontros foi com lideranças do PSOL, neste domingo (13). O deputado federal Marcelo Freixo levou falta, reforçando a tese de que ele está mesmo de mudança para o PSB. O parlamentar esteve com o petista no sábado (12), em um bate-papo com artistas e outros políticos.

Provocação – Em tom de ironia, o presidente Jair Bolsonaro postou em suas redes sociais uma foto assistindo o jogo Brasil x Venezuela, pela Copa América. Na imagem, ele aponta para a logo da SBT, que tem assumido quase todos os direitos de transmissão de futebol no país, antes hegemonizado pela Globo, inimiga número 1 do chefe do Planalto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO