No Recife, aulas presenciais retornam nesta quinta-feira (22)

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
21 de julho de 2021 às 16h15min
Foto: Divulgação

As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, que estavam com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia da Covid-19, darão início ao processo de retomada destas atividades nesta quinta-feira (22). Anunciada pela Secretaria de Educação, a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares será realizada em etapas, contemplando neste primeiro momento o retorno dos estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental Anos Finais. Na terça-feira (27) retornam às salas de aula os estudantes do 4º ao 7º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e, por fim, na última etapa, no dia 03 de agosto, a retomada contemplará os estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a retomada das atividades presenciais nas escolas e creches, a Secretaria de Educação do Recife realizou a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra a Covid-19. Foram adquiridos mais de 300 mil máscaras; 7.500 face-shields; mais de 600 termômetros; além de totens para álcool gel; dispensers;  tapetes sanitizantes; pulverizadores e porta-papéis toalha, entre outros. Além disso, foram instaladas novas pias em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com frequência, além de intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.

O planejamento de retomada destas atividades resultou também na elaboração, em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, produzido pelo Governo de Pernambuco, de um Protocolo Sanitário para a Educação do Recife. O documento, que está disponível no Portal da Educação, traz entre as principais medidas de prevenção ao novo coronavírus, o uso obrigatório de máscaras; aferição de temperatura na entrada de todas as unidades escolares; uso do álcool gel; distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes, incluindo em salas de aula; e higienização das mãos.

Antecedendo a volta dos estudantes às salas de aula, o plano de retomada das atividades presenciais contemplou ainda duas fases preparatórias. No dia 22 de junho, retornaram as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. No dia 29 de junho, foi a vez dos professores e demais profissionais da educação retomarem suas atividades presenciais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO