Cenário Político: Queiroz ainda sonha em comandar Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
31 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna do sábado

Para quem acha que o deputado estadual Zé Queiroz (PDT) pretende pendurar as chuteiras e tentar eleger um sucessor já em 2022, está muito enganado. Aos mais chegados, o pedetista tem confessado que planeja disputar a reeleição para a Alepe no próximo ano e em 2024 concorrer mais uma vez à Prefeitura de Caruaru.

Após deixar o Palácio Jaime Nejaim em dezembro de 2016 com um governo bem avaliado, Queiroz teve uma votação muito abaixo do esperado em 2018, quando voltou a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebendo a confiança de 24.017 caruaruenses, num universo de mais de 225 mil eleitores.

Havia uma expectativa para que o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que também compõe os quadros do PDT, entrasse no jogo pelas mãos do ex-prefeito para disputar uma vaga na Alepe. Além de ser da confiança do parlamentar, vem desempenhando um excelente trabalho à frente da pasta, mas o próprio fez questão de reafirmar seu apoio a Zé e Wolney.

Prestes a completar 80 anos em dezembro deste ano, a energia e a vitalidade de Queiroz fazem inveja a muita gente, mas só isso não é necessário. O deputado não vai enfrentar uma eleição fácil em 22, o que refletirá diretamente no seu projeto de tentar reassumir o comando da prefeitura da cidade mais importante do interior do estado pela 5ª vez.

Conta – O deputado Zé Queiroz (PDT) acredita que se a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano, o grupo da tucana pode chegar enfraquecido em 2024, já que ela não poderá ser candidata. É nisso que o pedetista tem apostado para tentar voltar a dar as ordens no Palácio Jaime Nejaim.

Números – O novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comemorou em uma rede social a marca de 100 milhões de brasileiros vacinados com a 1ª dose contra a Covid-19. “Com esperança, otimismo e muito trabalho vamos retomando o desenvolvimento”, disse o líder do Centrão sobre o avanço da vacinação no País.

Reforço – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) abonou, nesta sexta-feira (30), a ficha de filiação de Genaldi Zumba, ex-prefeito de São João. Caso não seja o candidato ao Senado pela Frente Popular, o parlamentar vai pavimentando o caminho para ser um dos deputados mais bem votados no próximo ano.

Ataque – Membro titular da CPI da Covid, o senador Humberto Costa (PT) considerou absurda e inaceitável a live realizada por Bolsonaro, na noite da última quinta (29), para atacar o voto eletrônico e colocar em xeque o sistema eleitoral, mesmo reconhecendo não ter provas de nada. Para o petista, o presidente promoveu o maior ataque dos últimos tempos ao estado democrático de direito, fazendo uso de estrutura pública para isso.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO