Cenário Político: as duas faces do PP de Pernambuco

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Reinaldo Ferrigno

Coluna da quarta

O possível retorno do presidente Jair Bolsonaro ao PP aqueceu os bastidores da política em Brasília e Pernambuco, nesta terça-feira (05). Atualmente a sigla conta com 11 deputados estaduais e dois federais, mas pelas contas do presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte, o partido tem condições de ampliar para 15 estaduais e cinco federais.

Além de integrar a Frente Popular, o PP também comanda de porteira fechada a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, mas o grande sonho dos caciques do partido é emplacar Dudu da Fonte na vaga do Senado em 2022. Nos bastidores, o deputado vem se movimentando nesse sentido, mas não será tão simples assim, considerando o peso dos seus concorrentes.

Se de um lado existe um PP formado por parlamentares conservadores, que não escondem de ninguém a preferência por Bolsonaro, também existe uma ala liderada por Eduardo da Fonte, que deseja apoiar o ex-presidente Lula na corrida presidencial. A única certeza é que a entrada do presidente da República no partido irá promover uma divisão na base.

Sequência – Após encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) no último domingo (03), o ex-presidente Lula retomou as tratativas com outras lideranças do Partido Socialista Brasileiro. Os deputados que integram a bancada pernambucana, Danilo Cabral e Milton Coelho, marcaram presença.

Opção – Se por um lado, alguns socialistas estão empenhados na retomada da aliança com o PT, existe uma ala que trabalha para que o partido tenha candidatura própria. O ex-governador de São Paulo, Márcio França, além do prefeito do Recife, João Campos, são exemplos disso.

Mudança – Prestes a completar 56 anos de fundação, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER, passa a se chamar Adepe. Apesar da mudança no nome e modernização da agência, os serviços seguem os mesmos.

Crescente – Os números divulgados pela Aena Brasil, administradora do aeroporto do Recife, apontaram que o terminal contabilizou 678 mil pessoas chegando e saindo no mês de agosto, representando um aumento de 175% com relação ao ano passado, já na pandemia.

Diálogo – A vereadora de Caruaru, Aline Nascimento (Cidadania), esteve reunida nesta terça-feira (05), no Recife, com o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT). A conversa serviu para uma troca de experiências entre os dois mandatos, além de debaterem sobre a execução de políticas públicas para os mais vulneráveis.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO