Cenário Político: o ousado plano de Humberto Costa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Alessandro Dantas

Coluna da terça

Com a possibilidade de o governador Paulo Câmara (PSB) disputar o Senado no próximo ano, o senador Humberto Costa (PT) trabalha o plano de se apresentar como alternativa para concorrer ao Governo de Pernambuco. Distante da Frente Popular desde o processo eleitoral do Recife, Humberto tem sido visto com frequência ao lado de Paulo, o que sinaliza o retorno da união entre petistas e socialistas.

Após quatro vitórias consecutivas no estado, as chances de o PSB abrir mão de emplacar um nome para tentar suceder Paulo Câmara em 2022 e apoiar um candidato de outro partido são próximas de zero, mas como a política é dinâmica, nenhuma possibilidade pode ser descartada.

Apesar de atuações destacadas por onde passou, Humberto Costa nunca obteve sucesso nas vezes em que concorreu ao Palácio do Campo das Princesas, mesmo recebendo o apoio do ex-presidente Lula em todas elas. Pernambuco é uma das prioridades do PSB e a expectativa para um desfecho é grande de ambos os lados. Até lá, Humberto seguirá sonhando em ser o escolhido para a missão.

Agenda petista – Mesmo com muita gente imprensando o feriadão, o senador Humberto Costa recebeu ontem (11), em seu escritório político, lideranças do PT. Passaram por lá as deputadas estaduais Teresa Leitão, Dulci Amorim, além do ex-deputado Odacy Amorim. O cenário eleitoral de 2022 foi uma das pautas discutidas.

Evidência – O veto presidencial ao programa de distribuição gratuita de absorventes acabou dando uma visibilidade além do esperado à deputada Marília Arraes (PT), que é autora da proposta. Nos últimos dias, a petista ganhou alguns seguidores nas redes sociais, onde tem feito campanha constantemente para reverter a situação.

Duelo – Buscando se consolidar como alternativa da terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a afrontar o ex-presidente Lula. Em um vídeo postado nas redes sociais, o pedetista contestou um recente encontro do petista com líderes do MDB, na busca de uma aliança para 2022.

Na ativa – O deputado federal Fernando Filho também estava na ativa neste pré-feriado. Ele participou de uma reunião com o prefeito Miguel Coelho e o superintendente da PRF em Pernambuco, Antônio Vital. No encontro foi anunciado que Petrolina ganhará uma nova delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma nova Unidade de Operações, que será responsável pelo atendimento em toda região.

Compromisso – Cogitada para deixar o PSDB caso seja candidata em 2022, a deputada estadual Alessandra Vieira usou uma rede social para reafirmar seu compromisso com a sigla tucana. A relação política com Miguel Coelho é um dos fatores que podem pesar nessa decisão.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO