Cenário Político: PSB ressalta que nome para 2022 será do partido

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
13 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Coluna da segunda

Além de reconduzir Sileno Guedes à presidência estadual do PSB neste domingo (12), a legenda também definiu durante o congresso que apresentará um candidato ao governo nas eleições do próximo ano. A deliberação parece óbvia, já que o partido está prestes a completar 15 anos comandando o Palácio do Campo das Princesas e tem a prioridade na indicação do nome. Mas as sucessivas negativas do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, em assumir a missão, têm feito o senador Humberto Costa (PT) sonhar em ser o candidato da Frente Popular, hipótese que os dirigentes socialistas não cogitam nem no pior cenário eleitoral. A resolução aprovada por aclamação ajuda a por um fim nas teorias criadas ao longo das últimas semanas sobre a virtual candidatura do parlamentar petista.

Falta
Algumas ausências foram sentidas na realização do XV Congresso Estadual do PSB, mas duas delas ganharam um maior destaque: Geraldo Julio e Clodoaldo Magalhães. O primeiro tem fugido do debate eleitoral, já o segundo está prestes a deixar a sigla, após um pedido de expulsão assinado por quatro deputados federais.

Presenças
Se por um lado, o Congresso Estadual do PSB foi marcado por algumas ausências socialistas, aliados da Frente Popular fizeram questão de se fazerem presentes, como a vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB; o deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos; e o deputado federal Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT.

Estratégia
Se alguém duvida que o PSB não vai nacionalizar a eleição estadual no ano que vem, pode esquecer essa ideia. Na última semana, o deputado federal Milton Coelho (PSB) afirmou, em entrevista, que todas as pré-candidaturas da oposição em Pernambuco são variantes do bolsonarismo.

Suporte
O deputado estadual Erick Lessa (PP) segue marcando presença e ampliando suas bases em alguns municípios do Agreste. A tendência é que ele receba o apoio do vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins (PSDB). Lessa também deve ser votado por outros nomes do município, a exemplo do vereador João Eugênio (PSDB).

Desfalque
No último sábado (11), a prefeita Raquel Lyra (PSDB), participou de agendas na Região Metropolitana do Recife sem a presença do prefeito Anderson Ferreira (PL). Nesta segunda-feira (13), o gestor jaboatonense participará da cerimônia de premiação da United Nations Public Service Awards, durante assembleia da ONU, em Dubai.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO