Recife já tem as primeiras crianças vacinadas contra Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
14 de janeiro de 2022 às 16h07min
Foto: Daniel Tavares

Para alívio dos pais e familiares e alegria dos pernambucanos, na tarde desta sexta-feira, foram vacinadas as primeiras crianças do estado, no Recife, contra a Covid-19. Na Associação Afeto, na Encruzilhada, a primeira imunizada foi  Maria Antônia de Oliveira, de 11 anos, que tem Síndrome de Down. O agendamento já está disponível no Conecta Recife e a vacinação segue a partir de amanhã (15) no Sest Senat, na Unicap, na Faculdade Universo e na UFPE. 

Nesse primeiro momento podem ser vacinadas as crianças, com idades entre 5 e 11 anos, com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Na Associação Afeto, o prefeito João Campos assistiu a imunização dos pequenos e conversou com os pais. Cada criança ganhou um livro e um certificado de Supervacinado.

Depois de Maria Antônia, também foram vacinados: Laura Leite, de 9 anos, que tem síndrome de down; Bella Carvalho, 7 anos (síndrome de down); Luan Azevedo, 11 anos (paralisia cerebral); Arthur Melo, 8 anos (autismo); Lucas Silva, 8 anos (síndrome de down); e Rafaela Maia, 8 anos; nessa ordem.

A partir de agora, a vacina para as crianças será aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife, em centros exclusivos voltados para a vacinação de crianças. O imunizante que será utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. Não será exigida prescrição médica.

Para comprovar a condição de comorbidade, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade. Nesse primeiro momento, será aceita – como documento comprobatório de comorbidade ou transtornos do desenvolvimento – uma declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Recife (disponível no Conecta Recife), que deve ser preenchida e assinada por médico, ou laudo médico que contenha uma das comorbidades e/ou transtornos elencados com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição. Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local. Apenas as crianças com síndrome de down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida.

A AFETO (Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo) é uma associação sem fins lucrativos, composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de Autismo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO