Cenário Político: o primeiro passo para o distanciamento

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna do sábado

Após percorrerem juntos alguns municípios pernambucanos em 2021, a tendência é que Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) caminhem separados na eleição deste ano. E os primeiros passos neste sentido já estão sendo dados. Sem a presença de Anderson, Raquel coordena, na próxima segunda-feira (17), um encontro político na cidade de Gravatá. O evento tem como anfitrião o ex-prefeito Joaquim Neto, que em breve trocará o PSDB pelo PP. O ato está programado para reunir 300 pessoas devido às novas restrições, e tem um certo simbolismo, já que se trata do primeiro a ser realizado pela oposição em 2022. Ainda não se sabe qual será o destino do Movimento Levanta Pernambuco, considerando que os palanques nacionais irão interferir nos projetos estaduais. Nos bastidores, o distanciamento já é dado como certo, o que não era esperado é que fosse acontecer tão cedo.

Conflito
O evento do PSDB que acontecerá na próxima segunda-feira (17), em Gravatá, deverá gerar algumas crises para a prefeita Raquel Lyra administrar. Uma delas será explicar o formato do evento, excluindo os demais partidos que caminharam ao lado da tucana nas agendas do Movimento Levanta Pernambuco.

Antecipação
Os vereadores que compõem a base de apoio à prefeita Raquel Lyra (PSDB) na Câmara de Caruaru, aos poucos, estão firmando compromisso com candidatos a deputado estadual e federal. Ainda não há uma orientação por parte do núcleo duro da tucana, o que tem feito com que alguns parlamentares se antecipem na decisão.

Prova de fogo
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estiveram em Brasília, durante a semana, para tratar sobre agendas do chefe do Executivo no Nordeste, incluindo Pernambuco. A expectativa é se o prefeito Anderson Ferreira (PL) estará presente, já que agora integram a mesma sigla.

Trabalho
Presidente da Comissão do Carnaval na Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) comemorou o anúncio de pacotes para o setor feito pelo prefeito João Campos (PSB). O parlamentar de primeiro mandato vem atuando fortemente em defesa da cultura e se tornando referência na pauta.

Mágoas do passado
Acusado por petistas de ser o arquiteto do golpe que derrubou Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) garantiu ter sido procurado por um interlocutor de Lula (PT) para uma conversa. O emedebista ainda afirmou que parte da sua legenda quer apoiar o petista na disputa pela Presidência da República.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO