Cenário Político: PT e PSB partem para os ajustes finais

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de janeiro de 2022 às 00h00min
Fotos: Humberto Pradera

Coluna da quarta

Em meio a um imbróglio entre PT e PSB sobre estados considerados chave, as direções das duas siglas se reúnem novamente nesta quinta-feira (20). Na pauta, a articulação de uma eventual federação visando as próximas eleições e também o apoio dos socialistas ao ex-presidente Lula, que sonha em comandar o Palácio do Planalto pela terceira vez. Às vésperas do encontro, o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, afirmou em uma rede social que “o PT precisa vencer sua visão exclusivista e apoiar também as candidaturas do PSB”, dando o tom de como será a conversa de amanhã. As discussões passam por São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Acre, onde o PSB não abre mão de liderar a chapa. Existe a expectativa para que algo de mais concreto seja anunciado pelos próximos dias, já que setores dos dois partidos dão como certa a retomada da aliança.

Entendimento
Nos últimos dias, o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) ganhou força para que ela ocupe a vice na chapa da Frente Popular. Caso esse movimento seja mesmo concretizado, os dois partidos teriam um problema a menos para resolver.

Impedimento
Para o governador Paulo Câmara (PSB), as questões regionais não devem ser um impedimento para que a união a nível nacional entre PT e PSB avance. O socialista considera que a aliança com o ex-presidente Lula nas eleições presidenciais é uma ação maior.

Ofensiva
Apesar de fazer parte de um partido que compõe a Frente Popular e que trabalha para ocupar um espaço na chapa majoritária, o deputado Romero Albuquerque, muitas vezes, tem adotado uma postura oposicionista. Sendo assim, a permanência dele no PP passa a ser uma dúvida.

Presidenciável
Quem cumpre agenda em Caruaru desde ontem (18) é o pré-candidato à Presidência da República pela Unidade Popular, Leo Péricles. O mineiro de 40 anos participará, hoje (19), de uma série de entrevistas a emissoras de rádio da cidade, entre elas a Jornal.

Sonho
Voluntário do Transforma Caruaru, Gabriel Vieira, de 17 anos, foi aprovado na disputada Seattle Pacífico University, localizada no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O trabalho que desenvolve na plataforma foi pré-requisito fundamental no seu currículo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO