Cenário Político: a volta de Aécio

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: Alexssandro Loyola

Coluna da terça
 
Após cair no esquecimento depois das denúncias de corrupção, o deputado Aécio Neves vem aos poucos retomando seu protagonismo dentro do PSDB. Ex-governador e ex-senador por Minas Gerais, o tucano também chegou a presidir o seu partido nacionalmente.
 
Aécio ganhou visibilidade quando rivalizou o 2º turno presidencial com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014, quando recebeu pouco mais de 51 milhões de votos. Logo após, se tornou um dos principais algozes da petista no Congresso e atuou forte para a sua derrubada.
 
Com o desgaste das acusações, Aécio Neves foi colocado na geladeira e chegou a ter um pedido de afastamento da legenda feito pelo ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Como bom mineiro, o deputado preferiu comer quieto e esperou a poeira baixar para voltar ao jogo.
 
Atuando como cabo eleitoral do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), derrotado nas prévias tucanas, Aécio esteve ontem (18) com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB). O deputado também se reuniu o deputado Paulinho da Força, que preside o Solidariedade a nível nacional.
 
O intuito de Aécio é trabalhar o nome de Leite como uma alternativa à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Caso aconteça, o movimento também servirá como um troco em Doria, que ficará sem o Palácio dos Bandeirantes e de fora da disputa.

Reconciliação
Na tentativa de chegar a um entendimento após os últimos episódios, o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, tem um encontro hoje (19) com a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Lula. A expectativa é de que cheguem a um entendimento sobre o apoio.

Ação isolada
Sem contar com a presença de lideranças que integram a Frente Popular, a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) lançou ontem (18) sua pré-candidatura ao Senado. O movimento tem sido enxergado como uma maneira de pressionar o PSB a manter a nome da comunista na vice numa chapa com Danilo Cabral (PSB).

Imbatível
Leitor atento da coluna, o vice-prefeito de Arcoverde, Delegado Israel (PP), que é pré-candidato a deputado federal, defendeu que o deputado Eduardo da Fonte (PP) seja o candidato ao Senado numa chapa com Marília Arraes (SD). Para Israel, dificilmente essa composição seria derrotada nas urnas.

Crescimento
Pré-candidato a deputado estadual, o jovem Cayo Albino (PSB) comemorou o apoio recebido do ex-prefeito de Paranatama, Zé Teixeira, além do vereador Jailson Teixeira e seu grupo político. Ainda na semana passada, Cayo avançou com adesões no Agreste Setentrional.

Homenagem
Será votado hoje (19), na Câmara Municipal do Recife, um requerimento de voto de aplausos e congratulações aos 3 anos do Blog Cenário, comemorado no dia 12 de abril. A propositura é do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que em seu primeiro mandato tem atuado fortemente em defesa da cultura.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO