Em reunião com vereadores da Caruaru, na tarde desta segunda-feira (9), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) anunciou a compra de dez novos ônibus para oferecer o serviço de transporte escolar na cidade e zona rural. O valor do investimento é de R$ 5 milhões e um projeto será enviado para que a Câmara autorize a compra.
Ainda em março, o Blog Cenário tinha antecipado essa informação. À época, a então prefeita Raquel Lyra (PSDB) tinha adiantado que a medida vinha sendo discutida junto ao Tribunal de Contas do Estado. A aquisição dos veículos foi uma recomendação do próprio TCE, até que o município consiga resolver a situação da empresa que oferece o serviço de forma irregular em Caruaru.
Atualmente, a frota conta com ônibus sucateados, com documentação atrasada, motoristas sem curso de formação, entre outras irregularidades. Quatro chegaram a ser detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sendo dois deles apreendidos. O Ministério Público de Pernambuco, inclusive, chegou a pedir a suspensão do contrato.
No mês passado, o TCE realizou uma fiscalização em 183 municípios e encontrou irregularidades em 99% da frota de transporte escolar. Hoje o tribunal divulgou que os gestores terão 5 dias para prestar esclarecimentos sobre a situação.