Cenário Político: Miguel e Raquel precisam criar um fato novo 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de maio de 2022 às 07h15min
Foto: Alexandre Justino

Coluna da quarta

Se os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), que juntos, somam quase 30%, de acordo com a última pesquisa do Instituto Paraná, não apresentarem nenhum fato novo, ou seja, uma união entre os dois ex-prefeitos, a chance de darem o ‘abraço dos derrotados’ mais à frente é grande.

Miguel e Raquel deixaram o comando de Petrolina e Caruaru com um alto índice de aprovação e largaram como grandes novidades para esta eleição, mas, como já é de conhecimento de quem acompanha os fatos , a entrada de Marília Arraes (SD) no jogo mexeu com o planejamento de todos que desejam chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

Eles vêm conversando frequentemente, o que já acontecia antes mesmo de oficializarem suas pré-candidaturas. Cada um deles tem motivos de sobra para não recuar, mas Miguel não tem idade para disputar o Senado e não faz sentido ser vice depois de abrir mão de comandar uma das cidades mais importantes do Nordeste, jogando essa responsabilidade para o colo de Raquel, que aparece com folga quando o nome é lembrado para a Casa Alta.

A possível chapa, além de qualificada e competitiva, faria o contraponto à nacionalização do debate entre Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL), bem como à disputa por Lula (PT) travada entre a Frente Popular e Marília. Talvez, esse seja o cenário mais viável para que um dos ex-gestores possam ainda sonhar com a chegada no segundo turno.

Clima azedo
As poucas pessoas que foram receber Miguel Coelho (UB), ontem (17), em Caruaru perceberam a falta de unidade entre os pré-candidatos Raffiê Dellon (UB) e Douglas Cintra (Podemos). Os dois trocaram apenas cumprimentos formais durante o curto período em que estiveram juntos no Aeroporto Oscar Laranjeira e no Alto do Moura.

Rompimento
Por falar em Douglas Cintra (Podemos), o empresário não vai mais dobrar com Armandinho (SD), como vinha sendo articulado. A chegada de Dilson Oliveira (UB) mudou todas as projeções. O artista rompeu com Douglas e sonha em ser o estadual do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) dobrando com Daniel Coelho (Cidadania), mas tem conversado com outros nomes.

Lançamento
Quem estará em Caruaru nesta quarta-feira (18), será a deputada estadual e pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), que participará, junto com apoiadores do ex-presidente Lula, do lançamento de comitês populares em apoio a eleição do petista, no município. A parlamentar também vai aproveitar o momento para defender sua chapa majoritária, que é encabeçada por Danilo Cabral (PSB).

Novo comando
A comissão provisória do Partido Verde tomará posse nesta quarta-feira (18), em Caruaru. A sigla será comandada por Arnaldo Dantas, em uma articulação que passou pela vereadora Perpétua Dantas (PSDB), que recentemente anunciou seu apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães, presidente estadual do PV, para a Câmara Federal.

Celebração
Em homenagem aos 165 anos de Caruaru, a Câmara Municipal realizará uma sessão solene para comemorar o aniversário da cidade. Na ocasião, a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o compositor Onildo Almeida serão homenageados. Este último, com uma estátua em tamanho real que integrará o hall de entrada da Casa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO