Cenário Político: Pernambuco fora da agenda de Lula

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da quarta

Após passar alguns dias de “molho” por ter testado positivo para a Covid-19, Lula vai voltar a viajar pelo país. O local escolhido foi o Nordeste, mas dessa vez Pernambuco não está no roteiro do ex-presidente, que passará apenas pelo Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

Existe uma expectativa grande dos integrantes da Frente Popular para que Lula venha ao estado e contribua para alavancar o projeto dos seus aliados ao Governo do Estado e Senado Federal. À coluna, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, afirmou que a agenda só deve acontecer no início de julho.

Nos próximos três dias, o petista participa de atos públicos em Natal, Maceió e Aracaju. O fato é que ter Lula visitando o Nordeste nesse primeiro momento e não pisando no estado onde nasceu é bastante representativo, considerando sua influência na eleição e a urgência que Danilo tem em decolar nas pesquisas.

Diálogo institucional
O procurador-geral do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, realizou nesta terça (14), uma visita ao prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, para acompanhar de perto as ações realizadas pelo governo para minimizar as consequências das últimas chuvas.

Unanimidade
Por unanimidade, o Senado aprovou nesta terça-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, que estimula a competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis. A PEC foi apresentada senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Condução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolheu novo presidente e vice. Em sessão realizada na noite desta terça-feira (14), Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski foram eleitos, respectivamente, como comandantes da Corte eleitoral. A nomeação oficial passa a ser valer a partir de 16 de agosto e segue pelo biênio 2022-2024.

Mudanças
A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (14), parte das mudanças promovidas pelo Senado, na redação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que fixa em 17% o teto do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. Entre as emendas aprovadas está a sugestão da bancada do MDB no Senado, que garante a manutenção, pela União, da execução proporcional de gastos mínimos constitucionais em saúde e educação.

Continuação
Os deputados deveriam votar as emendas destacadas, que podem promover alterações ao texto. No entanto, devido a problemas no painel de votação do plenário da Casa, o presidente Arthur Lira (PP) optou pelo adiamento da votação dos destaques. A previsão é de que a análise das sugestões de mudanças ao texto retorne nesta quarta (15).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO