Coluna da terça
Após as convenções realizadas pelos principais candidatos de oposição no último final de semana, o nome da Frente Popular para o Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), será oficializado na próxima sexta (5), no Clube Português do Recife. O deputado segue patinando nas pesquisas, que ainda não captaram o efeito da visita de Lula ao estado.
Danilo Cabral representa um conjunto político que comanda o Estado há 16 anos e é em cima desse desgaste que os adversários mais têm explorado seus discursos. O socialista conta com o apoio do ex-presidente, que aparece bem nas intenções de voto em Pernambuco, mas se apresentar apenas como integrante do “time de Lula” pode não surtir o efeito esperado.
As convenções, além de serem um momento de registro das candidaturas, também servem para medir o poder de mobilização de cada candidato. Tendo escolhido o último dia do calendário eleitoral para realizar o seu evento, a pressão sobre Danilo só aumenta para que ele, Luciana Santos (PCdoB) e Teresa Leitão (PT) consigam lotar o Português e largar bem na disputa.
Suplência
O presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral, que até a última semana era pré-candidato a deputado federal, será o primeiro suplente de Carlos Andrade Lima (UB) para o Senado. Ele deixou a proporcional, depois que o deputado Luciano Bivar, decidiu ir para a reeleição. O martelo foi batido nesta segunda (1º).
Indefinição
Um dia depois de ter registrado sua candidatura para deputado federal, o comunicador Dilson Oliveira (UB) fez uma mudança radical no seu Instagram, retirando qualquer referência às eleições 2022, deixando no ar a dúvida se ele vai permanecer ou desistir de concorrer ao pleito.
Aposta
Durante seu discurso na convenção do último domingo (31), o deputado Romero Albuquerque (UB) revelou que Eduardo da Fonte, presidente do PP, havia apostado que a campanha de Miguel Coelho (UB) não decolaria. Provocando o ex-aliado, Albuquerque pediu para Dudu pagar a “dívida” ajudando a eleger Coelho no segundo turno.
Eleições 2022
Os trabalhos legislativos na Câmara de Caruaru voltam nesta terça-feira (2) e os debates eleitorais devem passar a ser mais intensos a partir de agora. A Casa conta com dois candidatos a federal: os vereadores Anderson Correia (PP) e Jorge Quintino (SD).
Anúncio
A candidata à presidência pelo MDB, senadora Simone Tebet (MDB), vai oficializar o nome da vice nesta terça-feira (2). O anúncio vai acontecer no diretório estadual do PSDB, em São Paulo, e a expectativa é de que a escolhida seja a também senadora Mara Gabrilli (PSDB), formando a primeira chapa 100% feminina destas eleições presidenciais.