Cenário Político: Bolsonaro reforça projeto do PL em Pernambuco

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de agosto de 2022 às 07h00min
Foto: Alan Santos

Coluna da sexta

Num esforço para fortalecer o projeto liderado por Anderson Ferreira (PL), Izabel Urquiza (PL) e Gilson Machado Neto (PL), o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca no Recife neste sábado (6) para participar da Marcha para Jesus e a tradicional motociata, que já foi realizada no estado por duas vezes.

Anderson e Izabel contam com um grande potencial de chegarem ao segundo turno. Já Gilson, é um forte candidato para vencer a corrida pelo Senado. Eles serão beneficiados pela polarização nacional, que sem dúvidas também estará presente no estado, é o que têm apontado as projeções realizadas.

Em 2018, Bolsonaro recebeu 1.661.163 votos em Pernambuco, o que representa 33,50% do total. Se o presidenciável no mínimo repetir esse desempenho, impulsionará os nomes do seu partido no estado, tanto na majoritária, quanto na proporcional. A convenção do PL no último domingo (31) comprovou que isso é possível.

Arco de aliança
Ao receber o apoio de André Janones e do Avante, Lula conseguiu formar o maior bloco partidário na disputa presidencial, contribuindo para um maior tempo de propaganda no rádio e na TV. O petista nunca teve tantas siglas no seu palanque, desde quando disputou pela primeira vez a eleição para presidente.

Prejuízo
A decisão do PP em não fazer coligações com o PT nos estados implica no apoio da sigla a Teresa Leitão (PT). O partido comandado por Eduardo da Fonte em Pernambuco já definiu que seguirá com Danilo Cabral (PSB) para o Governo do Estado. Entretanto, o partido apresentará um outro nome para a Casa Alta, deixando a petista no prejuízo.

Ampliação
Em Barreiros, cidade da Mata Sul, a pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (SD), reforçou seu compromisso de ampliar e modernizar o programa social Chapéu de Palha, que foi implementado na gestão do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes. A ideia é dar uma maior assistência aos trabalhadores do campo, além de facilitar o acesso a crédito.

Projeção
O MDB-PE homologou 22 nomes para a Câmara Federal este ano. O partido faz uma projeção de eleger pelo menos dois federais no estado. Entre esses candidatos estão Elias Gomes, Iza Arruda, Raul Henry (que tentará renovar o mandato), Tonynho Rodrigues e Zé Maurício.

Diálogo
O bom relacionamento com os colegas na Câmara de Caruaru, sem dúvidas foi essencial para reeleger Bruno Lambreta para a presidência da Casa por mais dois anos. Após receber a confiança de todos os vereadores, ele fez questão de nominar um a um durante seu discurso de agradecimento. O desenho da Mesa Diretora também permanece o mesmo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO