Coluna da quarta
Restando 25 dias para o fim do primeiro turno, a pesquisa IPEC trouxe ontem (6) Marília Arraes (SD) ampliando sua vantagem sobre os demais adversários. Em apenas uma semana, a candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, cresceu 5 pontos percentuais, saltando de 33% para 38%.
Não é exagero afirmar que Marília Arraes pode faturar a eleição no dia 2 de outubro. Ela deve ser favorecida pelo voto útil, que migra de candidatos que não estão pontuando bem para aqueles que estão na dianteira e contam com uma maior perspectiva de vitória a seu favor.
A última vez que Pernambuco vivenciou um segundo turno foi em 2006, quando Eduardo Campos venceu Mendonça Filho e iniciou o ciclo do PSB. Havia uma esperança por parte da Frente Popular para que Danilo Cabral (PSB) decolasse nas pesquisas após o início do programa de rádio e TV, o que ainda não aconteceu.
Também existia uma expectativa da polarização Lula e Bolsonaro ser replicada no estado pelos seus respectivos candidatos oficiais, mas até o momento o tema não tem favorecido Danilo e Anderson Ferreira (PL), que estagnaram na corrida eleitoral e passaram a enxergam Marília de longe.
Disparou
A deputada Teresa Leitão (PT) se isolou na corrida para o Senado de acordo com o IPEC, antigo Ibope. No estudo divulgado ontem (6), a petista saltou de 15% para 24% em apenas uma semana. Teresa tem trabalhado forte a imagem de Lula e no seu material de campanha dificilmente é visto algo referente a Danilo Cabral (PSB).
Vice-líder
Raquel Lyra (PSDB) tem segurado na raça a segunda colocação nas pesquisas. Sem contar com a grande estrutura das outras campanhas, a tucana tem explorado seu currículo e realizações em Caruaru como trunfo eleitoral, o que tem consolidado, até então, seu espaço no segundo turno.
Ofensiva
Passam a circular a partir de hoje (7), inserções do deputado Daniel Coelho (Cidadania) voltadas para Caruaru. Na peça, o parlamentar ressalta o seu trabalho na Capital do Agreste, destacando o envio de R$ 43 milhões em emendas. Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, ambos do PSDB, também aparecem no material.
Lessa nas feiras
Em intensa campanha à reeleição, o deputado estadual Delegado Lessa (PP) adotou a presença em feiras como uma estratégia de contato com o eleitorado. Pelo que se vê, a tática está dando certo. Muitos eleitores destacam o trabalho pelo Polo de Confecções e o empreendedorismo. Fazem parte da rota de Lessa feiras de bairro e do centro de Caruaru, e cidades como Cupira, Frei Miguelinho e Riacho das Almas.
Aceno
O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou ontem (6), nas vésperas da eleição, a antecipação pagamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público. Com a medida, serão injetados R$ 450 milhões na economia do Estado, beneficiando cerca de 230 mil servidores.