Coluna da sexta
Correndo contra o tempo na tentativa de chegar ao segundo turno, o candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB), tem aumentado as investidas contra sua principal adversária no pleito, Marília Arraes (SD). Além de inserções na TV, o socialista tem afirmado em todos os debates que a deputada acessou recursos do orçamento secreto.
Orçamento secreto foi como ficaram conhecidas as emendas de relator (RP-9). É uma ferramenta que permite que parlamentares façam o requerimento de verba do Governo Federal sem detalhes como identificação ou destinação dos recursos. O sistema surgiu no governo Bolsonaro.
Até o momento, a tática usada por Danilo não tem surtido efeito, já que Marília segue liderando com folga todas as pesquisas. Na verdade, a pauta que vem sendo explorada como tema central do palanque da Frente Popular não tem influenciado o eleitor, tendo em vista que grande parte da população não tem a mínima ideia do que seja.
Entretanto, Marília Arraes já informou, através de sua assessoria, que as verbas solicitadas nunca foram liberadas pela União, diferente de outros aliados de Danilo, que se beneficiaram dessa ferramenta. O discurso além de ser frágil é arriscado, pelo simples fato de constranger muitos dos nomes que caminham ao lado do candidato do PSB nesta eleição.
Visita
Candidata à Presidência da República, a senadora Simone Tebet (MDB) cumpre uma extensa agenda de campanha hoje (14), no Recife. Ela estará na companhia de sua vice, a também senadora Mara Gabrilli (PSDB). A dupla será recebida por Raquel Lyra (PSDB), que vai aproveitar a ocasião para fortalecer sua candidatura.
Reação
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, Mara Gabrilli (PSDB) rebateu o ex-presidente Lula sobre a tese do voto útil. De acordo com a candidata a vice, o petista tem se sentido ameaçado com a terceira via e o projeto apresentado por Simone Tebet (MDB), que tem 4% nas pesquisas.
Chicote
Autor do projeto de lei que proíbe as carroças em Pernambuco, o deputado Romero Albuquerque (UB) deu início a uma ação de conscientização sobre o tratamento dado aos animais usados nos veículos de tração animal. Nas cidades da RMR, ele tem recolhido chicotes e orientado carroceiros.
Mensagem
O Delegado Lessa (PP), que esse ano disputa a reeleição na Alepe, investiu em um vídeo para as redes sociais ao lado de Silas Malafaia. Na mensagem, o pastor convida os seus seguidores a caminharem com Lessa, chegando a divulgar o seu número no material.
Desrespeito
A jornalista Vera Magalhães foi agredida verbalmente pelo deputado bolsonarista Douglas Garcia, no encerramento do debate da TV Cultura. O tensionamento foi contido após intervenção do diretor da emissora e mediador, Leão Serva. O parlamentar do Republicanos foi expulso do local por seguranças.