Cenário Político: Anderson muda estratégia e vai ao debate

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
29 de setembro de 2022 às 07h00min
Foto: Leandro de Santana

Após se ausentar de quatro debates e estagnar na última pesquisa Ipec, o candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), resolveu participar do último confronto promovido por uma emissora. A informação foi confirmada ainda ontem (27), pela assessoria do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes.

Com as ausências de Anderson e Marília Arraes (SD), que lidera com folga todas as intenções de voto, os holofotes se voltaram para Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), que travam uma corrida de curta distância para saber quem vai ao segundo turno.

O debate eleitoral é um instrumento importante e democrático, mas o formato, além de ser ultrapassado, também é cansativo. A presença de Anderson no da TV Jornal, logo mais às 11h, comprova que o candidato de Bolsonaro no estado ainda acredita que a polarização pode projetá-lo para a etapa final da disputa.

Desempenho
Nos bastidores, a ausência de Anderson Ferreira (PL) nos últimos debates está relacionada a sua atuação, no confronto realizado pela Rádio Liberdade, em Caruaru. Em muitos momentos, o candidato aparentou irritação e descontrole com alguns temas e questionamentos.

Esperança
Com a possibilidade de o PSDB perder o Governo de São Paulo, todas as fichas têm sido depositadas em Pernambuco. Raquel Lyra possui chances reais de ir ao segundo turno e, caso isso se concretize, a legenda deve investir pesado na próxima fase da campanha no estado.

Esquecido
Há algumas semanas, existia a possibilidade de Lula visitar Pernambuco para impulsionar seus aliados, mas a chance foi descartada. Ontem (27), a assessoria do petista anunciou atos na Bahia e Ceará nessa reta final, deixando Danilo Cabral (PSB) de lado.

Encerramento
Marília Arraes (SD), Sebastião Oliveira (Avante) e André de Paula (PSD) prometem realizar, nesta quinta (29), uma grande caminhada pelas ruas do centro do Recife. Apoiadores de todo o estado foram convocados para participar da atividade.

Tapetão
Prevendo um revés nas urnas no próximo domingo (2), o Partido Liberal preparou um documento para alegar irregularidade no TSE, em uma eventual vitória de Lula. O texto afirma que o resultado pode ser manipulado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO