Cenário Político: Raquel inicia bem relação com o Legislativo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Coluna da sexta

Não foi só o início da transição que marcou o novo momento de Raquel Lyra (PSDB) após a eleição, mas também a abertura de diálogo com as bancadas federal e estadual. Os encontros, além de aproximar a tucana do Legislativo, também serviram para tratar sobre o futuro de Pernambuco.

Raquel tem adotado um estilo bem diferente de sua época como prefeita de Caruaru, quando existia uma dificuldade de diálogo com a Câmara Municipal, resultando na reprovação de matérias. Entretanto, partiu da governadora eleita o desejo de reunir os atuais e futuros deputados. O gesto, inclusive, foi visto com bons olhos por todos.

O sentimento dos parlamentares presentes no almoço com Raquel foi o de contribuir com a administração e principalmente com o estado. Ela vai precisar aprovar projetos, a exemplo da reforma administrativa, e a boa relação com a Casa será essencial, tendo em vista que seu partido elegeu apenas três dos 49 deputados.

Prioridades
Se na conversa com a bancada federal Raquel Lyra (PSDB) elencou água, saúde e infraestrutura como prioridades, com os deputados estaduais a tucana defendeu a aprovação do “Mães de Pernambuco”. Um programa de transferência de renda para mães de crianças de 0 a 6 anos que estão em situação de pobreza.

Calendário
No encontro realizado nesta quinta (17), entre as equipes de transição, Priscila Krause (Cidadania) destacou alguns pontos que precisam de uma atenção especial em algumas áreas, como o início das aulas no próximo ano, a situação fiscal, o aumento dos casos de Covid-19 e o Carnaval.

Sem pressa
Raquel Lyra (PSDB) só pretende anunciar o secretariado após a conclusão da transição. Antes, a tucana vai trabalhar para aprovar a reforma administrativa para só então reorganizar o organograma do Estado. Entretanto, a futura governadora tem feito questão de ressaltar que todos os partidos e parlamentares terão diálogo aberto com o governo.

Copa do Mundo
O prefeito João Campos (PSB) anunciou, ontem (17), dois pontos para os recifenses assistirem aos jogos da Seleção. Uma estrutura com palco e telão no Cais da Alfândega, além de um telão na Praça do Arsenal. A Copa tem início no próximo domingo (20).

Custo
Membro da equipe de transição, o deputado André Janones (Avante) afirmou que a Secom do Governo Federal gastou cerca de R$ 4,7 milhões com a compra de bandeiras para os atos de 7 de Setembro, quando Bolsonaro convocou apoiadores para se manifestarem em todo país.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO