Cenário Político: Rodrigo prepara Caruaru para um novo tempo 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de novembro de 2022 às 07h00min
Foto: Jorge Farias

Coluna do sábado

Muitos prefeitos são lembrados por deixarem como legado obras estruturadoras que contribuam com o desenvolvimento da cidade, e Rodrigo Pinheiro (PSDB) tem procurado imprimir sua marca neste sentido. Além do grande volume de serviços que estão em andamento em Caruaru, um pacote de novas ações na ordem de R$ 20 milhões foi divulgado nesta semana.

Uma das localidades que será contemplada é a Vila Canaã, que durante a eleição foi bastante explorada por adversários da então candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB). A Prefeitura de Caruaru vai iniciar a continuidade da drenagem na comunidade, que também receberá investimentos em calçamento de ruas e uma praça.

Obras que tratam sobre mobilidade também devem sair do papel no próximo ano, preparando para o futuro a cidade que já enfrenta problemas de uma metrópole. A chegada de Raquel ao Palácio do Campo das Princesas é um outro elemento que deve contribuir com a administração de Rodrigo, que vai contar, em 2023, com o maior orçamento da história no município.

Transparência
A equipe de transição de Raquel Lyra (PSDB) solicitou ao Governo do Estado explicações sobre a doação de parte do Espaço Ciência à iniciativa privada. Ao todo já foram enviados 34 ofícios ao Palácio do Campo das Princesas e três ao TCE-PE.

Posicionamento
A Associação Municipalista de Pernambuco lamentou, por meio de nota, a decisão do Governo Federal em cortar recursos da operação Carro-Pipa. Só no Estado, 529 mil pernambucanos de 105 municípios ficarão sem água potável. São 1,6 milhão de habitantes do semiárido brasileiro que serão afetados.

Eleição polêmica
A entrada do deputado Luciano Bivar na disputa pela presidência do Sport Club do Recife já tem causado tumulto com a diretoria atual. O cacique do União Brasil ainda ensaiou disputar a presidência da Câmara Federal, mas desistiu na última semana.

Isolado
A decisão do ministro do TSE, Alexandre Moraes, de excluir PP e Republicanos da multa que, a princípio, seria para a coligação, isola de vez o PL no processo de tentativa de invalidar o processo eleitoral. Valdemar Costa Neto vai precisar avaliar bem os próximos passos.

Desfiliação
Por meio das redes sociais, João Amoêdo anunciou, ontem (25), sua desfiliação do partido Novo, legenda que ajudou a fundar. No texto, ele afirmou que a sigla não o representa mais. João disputou a Presidência da República pelo Novo em 2018 e recebeu 2.679.745 votos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO