Cenário Político: Cabo não sente saudades de Lula Cabral

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da segunda

É fato que o Cabo de Santo Agostinho vive um novo momento com a gestão do prefeito Keko do Armazém (PL), e isso pode ser traduzido em diversas áreas, principalmente na segurança, onde a cidade conseguiu reduzir consideravelmente os números de violência nos dois últimos meses.

Isso só foi possível por decisão política de Keko, unido a uma questão técnica. Além do Cabo dobrar o número do efetivo da Guarda Civil Municipal, foi escolhido para utilizar o CidadeSusp, programa do Ministério da Justiça que amplia a capacidade de atuação dos municípios em segurança.

Já Lula Cabral (SD) recebeu, recentemente, o segundo recado das urnas do Cabo, seu principal reduto eleitoral, quando obteve menos do que a metade dos votos de Jeferson Timóteo (PP), ex-secretário de Keko. Sinal de que os cabenses não sentem saudades do ex-prefeito, que deixou a Prefeitura em 2020 pela porta de trás.

Força
Para federal, o prefeito Keko do Armazém (PL) apoiou oficialmente o jovem Lula da Fonte (PP), que saiu do Cabo de Santo Agostinho com 11.200 votos. O gestor também contribuiu com André Ferreira (PL), Elias Gomes (MDB) e Felipe Carreras (PSB), que juntos, foram votados por 20.208 cabenses.

Retorno
Após alguns dias aprendendo e trocando experiências sobre gestão em Oxford, a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), retorna a Pernambuco para acompanhar de perto a transição e tratar da reforma administrativa que será apresentada. A expectativa é para saber quem ocupará o primeiro escalão.

Incentivo
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) aproveitou a vitória do Central na série A2, no Campeonato Pernambuco, para anunciar que a Prefeitura de Caruaru vai patrocinar o clube a partir do ano que vem. A intenção é divulgar, através do clube, o São João 2023.

Capacitação
No último sábado (26), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) reuniu assessores e secretários para um media training. O responsável pelo treinamento foi o jornalista Aldo Vilela. A ideia é que os gestores das pastas possam falar mais e participar de mais entrevistas sobre o trabalho que vêm realizando em cada área.

Nova missão
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi foi eleito vice-presidente mundial da Internacional Socialista (IS). A definição ocorreu no último sábado (26), após votação no XXVI Congresso da organização política, em Madrid. O novo presidente será o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO