Cenário Político: Tadeu aguarda uma autocrítica do PSB

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Paulo Sérgio

Coluna da segunda

Deputado não reeleito para exercer o terceiro mandato na Câmara Federal, Tadeu Alencar (PSB) anunciou que voltará a desempenhar a função de procurador da Fazenda Nacional a partir do próximo ano, quando completará três décadas de concursado no órgão. 

Durante entrevista à Rádio Folha, na última sexta (2), o parlamentar fez uma avaliação do último pleito e afirmou que o PSB precisa fazer uma autocrítica “no momento certo”. Tadeu entende que o atual governo tem “ativos importantes”, mas que seu conjunto político não conseguiu “explicitar o legado” aos pernambucanos.

Recentemente, o socialista passou a compor a equipe de transição de Lula e, de repente, pode ser aproveitado em algum espaço no Governo Federal. Além de Tadeu Alencar, outros nomes do PSB-PE, como Danilo Cabral e Milton Coelho também devem receber uma sinalização para integrar alguma área. 

A partir do ano que vem, João Campos (PSB) se tornará a maior liderança da legenda em Pernambuco. Sua recondução ao cargo de prefeito será prioridade da legenda e, consequente, a reorganização da sigla para a disputa estadual também, incluindo, possivelmente, a autocrítica esperada por Tadeu.

Contrário
Apesar de ter se dedicado ao projeto que garantiu a terceira vitória de Lula para o Palácio do Planalto, o PSOL avisou que não votará em Arthur Lira (PP), candidato que tem o aval do PT para a presidência da Câmara Federal. A sigla deve lançar uma candidatura e reforçar as críticas ao Centrão.

Diálogo
Futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro procurou o presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem teve uma conversa de pouco mais de 30 minutos. Múcio possui uma boa relação com Alto Comando do Exército e será peça-chave no terceiro governo do petista. As informações são do Metrópoles.

Saúde
O presidente Lula voltou ao Hospital Sírio-Libanês, neste domingo (4), para a realização de uma laringoscopia previamente agendada. De acordo com o boletim médico, o “exame se mostrou dentro da normalidade”. Há cerca de 15 dias, ele precisou fazer um procedimento para a retirada de uma lesão na garganta.

Cancelamento
Bolsonaristas foram às redes sociais atacar Tarcísio de Freitas (PL) por conta de um suposto encontro com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, na última sexta (2). O governador eleito chegou a ser chamado de “traidor”. Entretanto, a equipe do político negou a agenda.

Revelações
O ex-presidente José Sarney fechou contrato com uma editora nacional para a publicação de uma “autobiografia”. O material terá um relato histórico minucioso, “sem poupar aliados, nem desafetos”. Pelo acordo, a obra não sairá em vida.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO