Cenário Político: transição vira disputa de narrativas em PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Sarah Leonel

Coluna da terça

Poucas horas antes de a futura vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), apresentar o balanço da transição em uma coletiva de imprensa, o governador Paulo Câmara (PSB) inaugurava um Centro de Hemodiálise em Caruaru. No local, o socialista conversou com jornalistas presentes e afirmou que, atualmente, Pernambuco tem uma condição fiscal “invejável”.

Principal nome da oposição ao chefe do Executivo estadual, Priscila seguiu a mesma linha do seu mandato na Alepe e não aliviou nas críticas à atual gestão. De acordo com ela, “Pernambuco não é um estado arrumado”. A vice eleita ainda disse que estava ali “desdizendo”, através de números, o que Paulo Câmara relatou. Krause também chegou a apontar que há uma “má qualidade do gasto público”.

Não demorou muito para que o Palácio do Campo das Princesas rebatesse a parlamentar, por meio de uma nota, lamentando que “sessenta dias após o encerramento das eleições”, Priscila não tenha “descido do palanque”. Os integrantes da atual e futura gestão deixaram para esquentar o clima faltando apenas cinco dias para a posse e ao que tudo indica, a intensidade das acusações só deve aumentar daqui em diante.

Rebatendo
Logo após a vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), apresentar o balanço da transição, o Governo do Estado convocou, às pressas, uma coletiva para esta terça (27), onde o secretário da Fazenda, Décio Padilha, vai fazer um detalhamento do resultado financeiro de Pernambuco.

Defesa do PSB
Na próxima quinta (29), João Campos se reúne com todos os estaduais eleitos pelo PSB neste ano. Uma das pautas dever ser a defesa dos 16 anos dos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara, tendo em vista a avalanche de críticas que já estão vindo do futuro governo.

Desfecho
O governador Paulo Câmara (PSB) embarca nesta terça (27) para Brasília, onde se reunirá com Lula para definir seu futuro. Nos bastidores, existe a possibilidade de o socialista assumir o Ministério do Planejamento. Quem também ganhou força para ocupar a pasta foi a senadora Simone Tebet (MDB).

Parceria
O ex-candidato a deputado estadual, Armandinho (SD), está cada vez mais alinhado com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Ontem (26), os dois estiveram juntos em uma entrevista na Ipojuca FM. A possível união pode resultar numa aliança para a eleição municipal em 2024.

Prestação de contas
O vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), reuniu a imprensa, nesta segunda (26), para prestar contas da sua atuação no ano. Ao todo, foram 338 proposições ao longo de 2022, sendo 12 projetos de lei. O parlamentar tem como principal bandeira a defesa dos direitos animais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO