Cenário Político: o fator Lula na eleição do Recife em 2024

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de janeiro de 2023 às 00h00min
Foto: Marcelo Camargo

Coluna da segunda

Apesar de a Prefeitura do Recife ser governada há 22 anos, por PT e PSB, seja juntos ou separados em alguns momentos, a direita cresceu na capital pernambucana na última eleição. Um exemplo disso é que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, no segundo turno, 43,68% dos votos válidos na cidade.

Mesmo com o avanço das forças conservadoras no Recife, esse cenário tem tudo para ser alterado nos próximos anos, caso o presidente Lula mantenha a postura e ritmo adotados nesse início de governo, além do desgaste da imagem de Bolsonaro, principalmente com os últimos acontecimentos.

Para João Campos (PSB), é fundamental ter o PT no seu palanque. Não apenas para que o campo progressista não saia dividido, mas para ter Lula empenhado no projeto. A parceria entre o município e o Governo Federal, além de fortalecer a imagem do petista, pode ser a peça fundamental da reeleição do socialista.

Intervalo
Em 2020, o nome apoiado por Lula no Recife foi o de Marília Arraes, quando a deputada ainda estava no PT. Entretanto, a conjuntura mudou, principalmente depois da eleição estadual, e, com isso, a parlamentar não deve voltar a disputar a eleição para um cargo no Executivo no próximo ano.

Transformação
A Prefeitura do Recife vai transformar a antiga passarela do Pina, que está degradada e sem uso devido aos constantes atos de vandalismo, em uma moderna Biblioteca Digital. O projeto foi inspirado na biblioteca da Praça da Colônia Álvaro Obregón, em Iztapalapa, no México.

Primeiro encontro
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que também preside o Consórcio Nordeste, convocou a primeira reunião com os demais membros para acontecer na próxima quinta (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, a partir das 10h.

Encaminhamentos
Na ocasião, os governadores que integram o Consórcio Nordeste irão discutir e definir as prioridades regionais e dos estados, que serão apresentadas ao presidente Lula no final desse mês. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), deverá marcar presença.

Teste
Nesta terça (17), a Alepe votará em Plenário o projeto da reforma administrativa, a indicação de Thallyta Figueroa para a administração de Fernando de Noronha e a renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). As três matérias são do Executivo e serão o primeiro teste da governadora Raquel Lyra (PSDB) na Casa de Joaquim Nabuco.

Base ampliada
Com o fato de alguns deputados não terem conseguido renovar seus mandatos, alguns prefeitos já buscaram novos parceiros para trabalhar nos municípios. É o caso de Lero (PSB), que apresentou Silvio Costa Filho (Republicanos) em Taquaritinga do Norte.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO