Coluna da quarta
Se despedindo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, pelo fato de não ter sido reeleito em 2022, Zé Queiroz (PDT) foi o único deputado estadual contrário à indicação de Thallyta Figuerôa para a administração de Fernando de Noronha. Outros parlamentares chegaram a fazer questionamentos, mas resolveram seguir o parecer da CCLJ, que era o de aprovação.
Ao justificar seu voto, Queiroz apontou que as informações que recebeu sobre Thallyta na sabatina que houve semana passada, não deixaram ele “tranquilo” em relação à indicação. Um pouco antes, o ex-prefeito de Caruaru já tinha votado contra a reforma administrativa, recebendo a companhia de João Paulo (PT) e Jô das Juntas (PSOL).
No exercício do seu mandato, que encerra daqui a 13 dias, Zé Queiroz tem a liberdade de dar o voto da forma como bem entender. Acontece que as justificativas não foram convincentes e o que ficou nas entrelinhas é que o deputado não digeriu as divergências que surgiram com a governadora Raquel Lyra (PSDB), quando ela venceu o segundo turno da eleição municipal, em Caruaru, ainda em 2016.
A previsão era de que os três projetos do Executivo fossem analisados ontem (17), mas uma emenda substitutiva adiou a votação da renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal. Caso o pedetista siga, novamente, o coração e não a razão, estará indo de encontro ao que ele mesmo defendeu nos últimos anos, já que o FEEF foi criado pelo governador Paulo Câmara (PSB), aliado do próprio Queiroz.
Vistoria
A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, esteve em Fernando de Noronha, para uma visita técnica. Na ocasião, ela visitou alguns equipamentos de saúde, educação e infraestrutura para se inteirar da realidade do arquipélago.
Sinal verde
Com a aprovação da reforma administrativa na Alepe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai poder organizar a estrutura gestão dentro do que foi projetado por ela. É também a oportunidade de contemplar a classe política, que segue na expectativa.
Mais uma visita
A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebe nesta quarta (18) o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Máximo Chantré D’Oliveira. O encontro está marcado para acontecer às 9h no Palácio do Campo das Princesas. Essa já é a terceira autoridade representando uma outra nação, que a tucana recebe no seu local de trabalho.
Comissão
A Amupe reuniu prefeitos e prefeitas para definir a comissão eleitoral que será responsável pela execução das eleições da associação para o biênio 2023-2025. Existe um esforço para que seja formada uma chapa de consenso, evitando a disputa. O gestor caruaruense, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem ganhado força.
Orçamento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (17) a Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano ( Lei 14.535, de 2023 ). Ele vetou um total de R$ 4,266 bilhões em despesas propostas, além do provimento de 512 cargos federais.