Coluna da sexta
Longe das polêmicas das exonerações que cercaram o Palácio do Campo das Princesas nos primeiros dias de governo, Raquel Lyra (PSDB) tem cumprido uma das suas principais promessas de campanha em 2022: a regularização do abastecimento de água em pontos críticos do Recife.
A tucana tem feito questão de ir pessoalmente a comunidades que ela percorreu durante a eleição, a exemplo do Alto José do Pinho e Alto do Refúgio. Sempre acompanhada de servidores da Compesa, Raquel tem dialogado com moradoras que acabaram se tornando símbolo das suas localidades.
Claro que outras regiões do estado convivem com o mesmo problema há anos, mas o fato de ter uma governadora indo até o local para testemunhar que o direito dos moradores está sendo assegurado é algo que merece ser destacado. Se o ritmo for mantido, Raquel Lyra preservará sua popularidade em alta.
Agenda institucional
O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), tem priorizado o diálogo com secretários do governo estadual. Só nesta semana, o deputado realizou três visitas a membros do primeiro escalão. O deputado eleito, Eriberto Filho (PSB), tem feito parte dos diálogos.
Folia
Juntamente com a sua equipe, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), detalhou ontem (19) toda a programação do Carnaval 2023. A festividade que ficou dois anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, tem tudo para ser uma das maiores edições já realizadas.
Educação
Encerrando os compromissos da semana em Brasília, a senadora Teresa Leitão (PT) foi recebida ontem (19) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas à cobertura de creches, educação integral, alfabetização na idade certa e Sistema Nacional de Educação.
Investimento
Durante encontro realizado ontem (19) com reitores de todo o país, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que vai trabalhar para assegurar a destinação de recursos públicos para o financiamento da ciência brasileira e para universidades e institutos federais. Nos últimos quatro anos, o MCTI teve 44% de suas verbas cortadas.
Golpe
O PSDB ingressou com ação na Justiça Federal para que a expressão “golpe”, referindo-se ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), seja retirada de sites, propagandas e outros meios de comunicação oficiais ligados ao Governo Federal.