Coluna da quinta
Se nada mudar, os deputados Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD), serão eleitos presidente e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco na próxima quarta (1º). Assim como Porto, Gouveia se fortaleceu na disputa e recebeu uma avalanche de apoios nos últimos dias.
Dois pontos tem chamado atenção: a adesão dos deputados às duas candidaturas sem a participação do Palácio e a capacidade de unir nomes da situação e oposição, incluindo o PSB, que ao longo dos últimos anos foi alvo de duras críticas de Álvaro Porto e Gustavo Gouveia.
Um deputado socialista revelou à coluna que a tendência é Aglailson Victor (PSB) declinar da candidatura à 1ª Secretaria. A conta que vem sendo feita nos bastidores é que Álvaro Porto e Gustavo Gouveia receberão mais de 30 votos cada, sacramentando um resultado positivo.
O cenário para uma vitória de Porto e Gouveia está encaminhado. Entretanto, não custa nada lembrar que quando Raquel Lyra (PSDB) foi prefeita de Caruaru houve “interferência” em eleições do Legislativo municipal através de um emissário do Executivo, tirando da cadeira quem achou que já estava ganho.
Mudança de plano
Após ter colocado seu nome para disputar a 1ª Secretaria, a deputada Simone Santana (PSB) recuou da ideia e agora está de olho na 1ª vice-presidência da Alepe. A socialista também declarou apoio aos nomes de Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD).
Agenda em Brasília
A governadora Raquel Lyra (PSDB) deu uma pausa nos encontros com os prefeitos do estado para visitar ministérios na Capital Federal. Ela também participará da reunião do Fórum dos Governadores e de um encontro do Consórcio Nordeste com Lula. Questões como o metrô do Recife e a Transnordestina estarão na pauta.
Destaque
A deputada federal diplomada, Iza Arruda (MDB), tem sido destaque entre os parlamentares pernambucanos que serão empossados no dia 1º de fevereiro. Desde que foi eleita, ela tem circulado com frequência em Brasília. Além de se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, vem participando de reuniões e tratando de demandas.
Reivindicação
O advogado Ademir Alves, que também possui negócios em Bonito, criticou a situação da BR-109. De acordo com ele, a estrada está sendo “remendada” com barro pela gestão municipal, o que ele considerou um retrocesso. A situação da rodovia tem sido alvo de frequentes reclamações.
Provocação
Ademir aproveitou a situação para fazer uma cobrança em tom de provocação ao prefeito Gustavo Adolfo (PSB): “cadê a fábrica de asfalto do município? Só funciona em véspera de eleição?”, disparou o advogado, que ainda afirmou que falta gestão na cidade.