Cenário Político: tucanos voando alto em Pernambuco 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
1 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Reprodução

Coluna da quarta

Se a nível nacional o PSDB definhou na Câmara e Senado Federal, em Pernambuco o partido deu um salto nas últimas eleições, quando elegeu a primeira governadora do Estado e aumentou o número de cadeiras na Assembleia Legislativa, saindo de um para três deputados.

Além de comandar o Palácio do Campo das Princesas, a legenda passará também a presidir a Casa de Joaquim Nabuco a partir de hoje (1º), tendo em vista que o deputado Álvaro Porto (PSDB) é o único nome colocado para o cargo. A sigla ainda pode ocupar a liderança do governo na Alepe, com o deputado Izaías Regis.

O PSDB pode assumir um outro cargo importante no estado: a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco. O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, conta com a simpatia de várias lideranças políticas e já mostrou disposição para a missão. E caso consiga substituir José Patriota (PSB), contribuirá para potencializar a legenda no estado ainda mais.

Traição 
Dos 16 senadores que integram o PSD no Senado, cogita-se que pelo menos dois parlamentares votarão em Rogério Marinho (PL), a exemplo do líder da sigla na Casa, Nelsinho Trad, que fez questão de declarar seu voto no candidato de Bolsonaro à presidência do Congresso. Entretanto, as traições não devem abalar a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD).

Novas caras  
Com a posse de três vereadores do Recife, eleitos para o cargo de deputado estadual, a Câmara Municipal dá posse aos suplentes nesta quarta (1º). Ocuparão um assento na Casa de José Mariano o coletivo Pretas Juntas (PSOL), Weberson Florêncio (Podemos) e Ronaldo Lopes (PSC).

Isolado 
O deputado Aglailson Victor (PSB) tentou achar um espaço na nova mesa diretora mas não encontrou. Primeiro, lançou-se candidato à 1ª Secretaria e logo em seguida à 1ª vice-presidência. Em nenhum dos dois cargos ele encontrou apoio dos colegas para bater de frente com Simone Santana (PSB), candidata oficial na chapa encabeçada por Álvaro Porto (PSDB).

Entendimento 
Para evitar o “bate-chapa” de integrantes do mesmo partido pela 3ª Secretaria, o deputado Romero Sales Filho (UB) recuou da disputa. Com isso, ele será o líder da legenda na Alepe. Já Socorro Pimentel (UB) ficou com o caminho livre para conquistar o espaço na Mesa Diretora no próximo biênio. 

Prestígio
Mesmo sendo o único representante do Patriota na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Joãozinho Tenório conquistou um espaço na Mesa Diretora. Será o sexto suplente. Com isso, Joãozinho já estreia na Alepe ocupando um lugar de destaque na Casa. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO