Cenário Político: Bivar mantém influência na Câmara Federal

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Pedro França

Coluna do sábado

Reeleito na última quarta (1º) para a 1ª Secretaria com 411 votos, Luciano Bivar confirmou o bom trânsito que possui dentro da Câmara Federal. O presidente nacional do União Brasil fez parte da chapa encabeçada por Arthur Lira (PP), reconduzido à presidência da Casa com uma votação histórica.

Depois da presidência, a 1ª Secretaria é o cargo mais cobiçado da Câmara. Entre as atribuições, está a responsabilidade de gerir o vultuoso orçamento destinado ao Legislativo. De volta ao Legislativo, o deputado Mendonça Filho (UB) até ensaiou um “bate-chapa” com Bivar, mas não reuniu apoios necessários e decidiu se preservar de uma derrota.

Além do poder no Congresso, já que o União Brasil ocupa a 3ª maior bancada da Câmara e a 5ª do Senado, Luciano Bivar também detém uma forte influência junto ao Planalto, tendo em vista que o seu partido ocupa três ministérios. Esse conjunto de fatores será responsável por manter o parlamentar por pelo menos mais dois anos no centro das decisões

Estreia
O deputado Izaías Regis (PSDB) cumpriu sua primeira agenda enquanto líder do governo nesta sexta (3), durante a reunião com os parlamentares estaduais. Político experiente, o tucano foi aprovado no teste. A escolha do seu nome tem sido elogiada pelos colegas da Alepe.

Faltantes
Dos 49 deputados estaduais que se reuniram ontem (3) com Raquel Lyra (PSDB), apenas Rosa Amorim (PT) e Socorro Pimentel (UB) levaram falta. Entretanto, as duas parlamentares justificaram a ausência. Elas tinham uma viagem já programada para outro estado.

Agendas individuas
Depois do encontro realizado ontem (3), a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai receber os deputados estaduais de maneira individual. A tucana solicitou que cada parlamentar levante as demandas dos seus mandatos e apresentem na próxima reunião.

Pautas em comum
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), defendeu que os deputados se reúnam e construam juntos os pontos de cada região, que serão apresentados no próximo encontro com a governadora. O tucano acredita que dessa forma as solicitações não chegarão repetidas.

Independência
Um bloco “independente” pode ser oficializado na Alepe, nos próximos dias. São deputados que, a princípio, não querem fazer parte da base do governo, mas também não pretendem integrar a oposição. O grupo é formado por nomes do União Brasil, Solidariedade, Patriota, além do Partido Liberal e deve ser liderado por Renato Antunes (PL).

Produtividade
A senadora Teresa Leitão (PT) tem aproveitado os primeiros dias de trabalho no Senado para chegar cedo no seu gabinete e despachar com a assessoria, além de receber solicitações que têm chegado da sociedade civil. Um dos encontros foi com mães de crianças com microcefalia.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO