Coluna da quinta
Com a ascensão de Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) ao cargo de governadora e vice, respectivamente, a imagem da representação feminina na política se fortaleceu. Essa foi a primeira vez em que duas mulheres foram eleitas para comandar os rumos de Pernambuco.
A última eleição também foi a que mais elegeu mulheres para representar Pernambuco no Congresso. Na Casa Alta, Teresa Leitão (PT). Já na Câmara Federal, as deputadas Clarissa Tércio (PP), Iza Arruda (MDB) e Maria Arraes (SD). Todas as três atingindo mais de 100 mil votos individualmente.
Com o fortalecimento do gênero feminino nos espaços de poder, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), também terá o seu lugar de destaque no cenário estadual. Ela conduzirá, em 2023, a presidência da Amupe, sendo a segunda mulher a ocupar o posto após duas décadas.
Márcia está credenciada para a nova missão. Por meio da sua aprovação na cidade, já provou que é boa gestora, além de ter se constituído uma forte liderança política no Sertão, mesma região do seu futuro antecessor, o deputado estadual José Patriota (PSB).
Vapt-vupt
Após uma rápida ida a Brasília para se reunir com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Governo Federal, Milton Coelho, o prefeito João Campos (PSB) voltou ao Recife e de imediato recebeu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O gestor recifense está animado com as novas articulações.
Visita técnica
Após se reuniu com o prefeito João Campos (PSB), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, será recebido hoje, no Palácio do Campos das Princesas, pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O assunto deve girar em torno das obras no Aeroporto do Recife e o Porto de Suape. Um outro ponto a ser debatido deverá ser a Transnordestina.
Investimento
A governadora Raquel Lyra (PSDB) promete fazer o maior investimento em reforço na segurança pública da história. Ao todo, o aporte por parte da Secretaria de Defesa Social será de R$ 11,5 milhões. Esse número corresponde a um aumento de 13% em relação ao último Carnaval, realizado em 2020.
Resultado
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) comemorou a divulgação do calendário de pagamento dos precatórios do FUNDEF por parte do Governo do Estado. O parlamentar havia solicitado à governadora Raquel Lyra (PSDB) que se posicionasse sobre o tema, já que a gestão anterior não concluiu a primeira parcela. Rodolfo agradeceu ao gesto de Raquel e reforçou a importância do diálogo entre os poderes.
Federalização
O deputado federal Coronel Meira (PL) anunciou que vai à Procuradoria-Geral da República, para federalizar as investigações sobre a morte de Albérisson Carlos. O ex-presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco foi morto a tiros no ano passado. Ele estava filiado ao União Brasil e iria assumir uma suplência como vereador do Recife.