Coluna da quarta
Na tentativa de manter o capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal resolveu apostar no nome da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ela foi anunciada como presidente do PL Mulher, com um salário de R$ 33,7 mil. A ideia é que Michelle faça viagens pelo país, fortalecendo a sigla para 2024.
O natural seria que Jair Bolsonaro assumisse essa posição, mas a viagem aos Estados Unidos ainda no exercício da sua função; o ato golpista em 8 de janeiro, praticado por seus apoiadores; e a insistência em contestar o resultado das urnas causaram um grande desgaste da imagem do ex-presidente junto à classe política.
Apesar de o resultado não ter sido o esperado para o ex-chefe do Planalto, Michelle teve um papel fundamental na campanha, sendo responsável por aproximar os evangélicos e as mulheres. Sua atuação em 2022 fez o PL enxergar uma candidata competitiva em 2026, mesmo ela negando que tenha essa pretensão.
Cobrança
Conhecido pelas fantasias criativas usadas nas ladeiras durante o Carnaval, o deputado Túlio Gadelha (Rede), que resolveu se vestir de enfermeiro em um dos dias, foi bastante cobrado nas redes sociais pela classe. As reivindicações giravam em torno das críticas de que a “enfermagem não é fantasia”, além da cobrança do piso.
Justiça seja feita
O deputado Túlio Gadelha (Rede) tem reivindicado com frequência que o piso dos enfermeiros seja aplicado. Tanto nas suas redes sociais, onde possui uma grande quantidade de seguidores, quanto na Câmara Federal. Depois de o aumento ter sido suspenso pelo STF, o Congresso aprovou a PEC que garante fonte de custeio para o pagamento. O piso da categoria aguarda promulgação.
Faltas
Um fato que chamou atenção na passagem de Priscila Krause (Cidadania) por Igarassu no Carnaval, foram as ausências dos deputados Guilherme Uchoa Jr (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos). Ambos integram a base da governadora Raquel Lyra (PSDB) e foram os majoritários na cidade, na última eleição.
Unidade
Uma liderança de Igarassu confidenciou à coluna que a população do município deseja ver a união entre a prefeita, Professora Elcione (PTB), e os deputados Guilherme Uchoa Jr (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos), para que juntos possam trabalhar pela cidade.
Comissões
As composições das comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco estarão na pauta dos deputados no pós-Carnaval. A líder do PSDB na Casa, Débora Almeida, por exemplo, já vem buscando apoio dos colegas para presidir Finanças, Orçamento e Tributação, uma das mais importantes da Alepe.
Surpreendente
Um dos pontos que marcou a volta do Carnaval do Recife foi o super palco erguido no Marco Zero para a apresentação dos principais shows. Não foi só o tamanho que chamou atenção, mas toda a tecnologia utilizada. O equipamento chegou a ser comparado com o palco de grandes festivais, a exemplo do Rock in Rio.