Coluna da quinta
Após dois anos sem a realização da maior festa popular do mundo, o Recife entregou aos pernambucanos e turistas que vieram de toda parte uma festa do seu tamanho: grandiosa! Fato comprovado pelos dados apresentados pelo prefeito João Campos (PSB), durante coletiva nesta quarta (22).
A folia carnavalesca contou com mais de 44 polos espalhados pela cidade, onde aconteceram mais de 2,8 mil apresentações. Mas o que chamou atenção mesmo foi o grandioso palco montado no Marco Zero, com 70 metros de largura e 43 de profundidade, além de tradução em Libras e audiodescrição.
Com obras espalhadas por toda a cidade, faltava um Carnaval para credenciar o gestor, que carregou ao longo de dois anos a expectativa de liderar o evento que foi recorde de público nos cinco dias de festa, onde cerca de 2,7 milhões de foliões foram responsáveis por injetar mais de R$ 2 bilhões na economia local.
O retorno do Carnaval também serviu como teste de popularidade para o socialista. Como bom folião, João Campos fez questão de circular pelos principais pontos da festa, saudando os recifenses. E para não perder o complexo de grandeza carregado por todo pernambucano, ele anunciou que a edição do próximo ano será ainda maior.
Presentes
Os secretários de Cultura, Silvério Pessoa; Turismo e Lazer, Daniel Coelho; e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, acompanharam a governadora em exercício, Priscila Krause (Cidadania), nas principais cidades que realizaram a folia do Carnaval. Os três órgãos foram essenciais para a grandiosidade da festa do Sertão ao Litoral.
Festa consolidada
Com mais de 150 mil foliões presentes nos quatro dias de Carnaval em Petrolina, o evento consolidou-se como o maior do interior do estado. Mais de 60 atrações se apresentaram na principal cidade do Sertão pernambucano, garantindo 95% de ocupação da rede hoteleira durante o período da festa.
Quebra de jejum
Após 22 anos, a Imperatriz Leopoldinense sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação, que resolveu contar a história de Lampião ao sambódromo, obteve nota máxima em todos os quesitos. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), fez questão de registrar a felicidade com o resultado nas redes sociais.
Caminho de volta
Após caminhar ao lado de Marília Arraes (SD) por mais de uma década, o advogado Victor Fialho confirmou à coluna o rompimento com a ex-deputada federal e também o seu retorno ao PT. Problemas de relacionamento ao longo da campanha para o Governo do Estado, no ano passado, foram o estopim.
Polêmica
O fechamento da Escola Livre de Redução de Danos tem dado o que falar. Nas redes sociais, políticos de direita e esquerda têm se posicionado sobre o fato. A ONG foi responsável por distribuir kits no Carnaval de Olinda e Recife, com materiais para o uso de drogas como cocaína, por exemplo. O conjunto também continha preservativos e protetor solar.