Coluna do sábado
Há pouco mais de dois meses à frente do Governo de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) ainda tem se inteirado sobre o funcionamento da máquina estadual e principalmente se deparado com algumas situações inesperadas que tiverem origem na gestão anterior.
Na tentativa de imprimir um ritmo nesse início de governo, Raquel tem se dividido entre lutar pelos interesses de Pernambuco em Brasília e conduzir o Estado. Em meio a questionamentos que têm surgido nos últimos dias, a tucana finalizou a semana celebrando avanços em áreas importantes.
Visando diminuir o déficit de professores, Raquel anunciou na última quinta (2) a convocação de 2.907 profissionais que irão atuar nas salas de aula a partir do segundo semestre. Já ontem (3), a governadora deu boas-vindas aos 1.400 residentes da rede estadual de saúde.
Existem problemas em Pernambuco, e isso é inegável. É necessário que se encontre caminhos para resolver com celeridade essas questões, mas não é correto atribuir culpa a quem herdou uma verdadeira herança maldita.
Ainda nesta semana, por exemplo, Raquel anunciou que conseguiu quitar, em apenas dois meses, R$ 756 milhões em dívidas deixadas pela antiga gestão, o que assinala que as coisas têm começado a entrar nos trilhos.
Prejuízo
Sem o mínimo zelo com o dinheiro do contribuinte, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) segue descumprindo decisão judicial em Garanhuns, que é a de não utilizar as cores do partido em prédios públicos e fardamentos utilizados por estudantes do município. Com isso, o MPPE decidiu pedir o aumento da multa a cada dia que houver desobediência.
Reviravolta
Poucas horas após Mendonça Filho ser eleito, por unanimidade, presidente do União Brasil Recife, o presidente estadual da sigla, Marcos Amaral, emitiu uma nota deslegitimando a decisão. A cada dia, o clima para Mendonça permanecer na legenda vai ficando cada vez mais insustentável.
Atuação
O deputado estadual France Hacker (PSB) comemorou a aprovação de quatro indicações de sua autoria na Assembleia Legislativa. Os pedidos iniciais foram publicados, na última quinta (2), no Diário Oficial da União, e tratam da melhoria das rodovias estaduais do Litoral Sul.
Recurso
Após o desembargador Paulo Augusto negar a soltura da vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos) na última quinta (2), foi impetrado pela defesa da parlamentar um novo habeas corpus, desta vez no STJ. Aliados de Kátia aguardam com expectativa um desfecho positivo.
Cara nova
O Blog Cenário, que em abril completa 4 anos, estreia o novo layout do site neste final de semana. Moderno e mais funcional, o espaço vai valorizar as notícias de maior repercussão no dia e na semana, além de dar mais visibilidade aos parceiros.