Anderson vai na contramão de Gilson e faz o dever de casa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de março de 2023 às 00h00min
Foto: Hermes Costa Neto

Coluna da sexta

Ao mesmo tempo que o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, segue de férias ao lado de Jair Bolsonaro nos Estados Unidos e mandando recados políticos pelas redes sociais, o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, faz o caminho contrário e atua para fortalecer o partido.

Na última quarta (15), Anderson anunciou Izabel Urquiza como nova presidente do PL Mulher, ampliando a presença de aliados no comando da legenda. Ela ainda deve ser candidata a prefeita de Olinda em 2024, onde está localizada sua maior base eleitoral, devido ao histórico familiar.

Recentemente, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes foi até Brasília para tratar do crescimento da sigla em Pernambuco. O encontro também serviu para consolidar Ferreira no comando da legenda e potencializar a relação estreita que possui com Valdemar Costa Neto.

Surfando na onda bolsonarista, Gilson conquistou uma boa votação no último pleito, sobretudo no Recife, mas não tem feito um trabalho para manter ativa essa base, visando a próxima disputa. O fato de se manter distante das discussões locais deve dificultar a consolidação do sanfoneiro enquanto liderança política.

Serviço
Acompanhado de secretários e assessores, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) assinará, nesta manhã, a ordem de serviço para recapeamento asfáltico em 25 ruas, contemplando diversos bairros da cidade. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras do município será a responsável pela execução.

Atuação
Buscando parcerias para desenvolver ações em Caruaru, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) tem feito constantes visitas a órgãos do Governo do Estado. A parlamentar, que já atuou ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB) no período em que a tucana foi deputada, tem trânsito livre no Palácio do Campo das Princesas.

Representante
Com uma forte atuação junto às polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros (PSB) será membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos Deputados. Ele será o representante da bancada do PSB no colegiado.

Militares
Chamou atenção o número de patentes entre os parlamentares que integram a Comissão para fiscalizar a situação da transposição do Rio São Francisco. Entre os participantes estão Cabo, Capitão, Coronel, General e Sargento. O coordenador será o deputado do Ceará, André Fernandes (PL).

Consequência
A Procuradoria-Geral Eleitoral viu crimes de transfobia e de violência política de gênero no discurso feito pelo deputado Nikolas Ferreira (PL). As supostas irregularidades foram apontados pela procuradora Raquel Branquinho ao encaminhar ao PGR, Augusto Aras, uma representação da deputada Erika Hilton (PSOL).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO