Coluna da terça
Considerada uma das mais críticas áreas do governo, a educação vem recebendo uma atenção especial do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), desde que assumiu definitivamente a gestão. Um dos acertos foi a escolha de Aline Tibúrcio para o comando da secretaria, que além de manter as atividades em pleno funcionamento, tem mantido a pasta longe de polêmicas.
Um exemplo disso é o transporte escolar, que sempre foi considerado um problema para os gestores do interior, que muitas vezes não dispõem de recursos para a compra de ônibus. Em Caruaru, Rodrigo adquiriu, no ano passado, uma nova frota para atender os alunos do município que dependem do transporte para se deslocar até as unidades de ensino com segurança.
Recentemente, Pinheiro enviou à Câmara a atualização do Plano de Cargos e Carreiras dos professores, demanda antiga da categoria. Um outro ponto foi o reajuste no piso, elevando o salário dos profissionais em relação ao ano passado, saindo de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. As ações desenvolvidas vão garantindo pautas positivas para o gestor, que mira a reeleição em 2024.
Integração
O diretor de Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco, Tonynho Rodrigues, recebeu, ontem (20), integrantes da Prefeitura de Caruaru para debater a divulgação do São João da cidade. A festa este ano terá 65 dias de duração.
Ausência
Candidato a deputado federal nas últimas eleições, o comunicador Dilson Oliveira não compareceu ao encontro do União Brasil Caruaru, onde o empresário Manoel Santos foi reconduzido à presidência da sigla. Apesar de ainda estar filiado ao partido, não existe clima para uma permanência de Dilson.
Estreia
Exercendo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) fez, ontem (20), o seu primeiro pronunciamento na tribuna da Casa. Benquisto entre os colegas da Alepe, seu discurso recebeu o aparte de 13 parlamentares.
Acordo
Na passagem do presidente Lula pelo Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai oferecer um almoço para o petista no Palácio do Campo das Princesas. A expectativa, é que eles assinem o acordo de gestão compartilhada do arquipélago de Fernando de Noronha.
Mais Médicos
Relançado ontem (20) pelo presidente Lula, o Mais Médicos prevê 15 mil novos profissionais contratados em 2023. Os primeiros cinco mil já neste primeiro semestre e 10 mil na segunda metade do ano. Somando com os 13 mil médicos que estão em contratos ativos, a estimativa é chegar a 28 mil.